Obras do eixo 4 do Canal do Sertão devem ser concluídas em dezembro

Na manhã desta segunda-feira, 13, o Governo Federal anunciou mais recursos para a conclusão da obra em Alagoas

Obras do eixo 4 do Canal do Sertão devem ser concluídas em dezembro

Na manhã desta segunda-feira, 13, o Governo Federal anunciou mais recursos para a conclusão da obra em Alagoas

Por Carol Amorim - Repórter* | Edição do dia 13 de julho de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,,,,


Foto: Arquivo/Agência Alagoas

Na manhã desta segunda-feira, 13, o governador Renan Filho anunciou que a conclusão do eixo 4 do Canal do Sertão, entre Senador Rui Palmeira e São José da Tapera, deve acontecer até dezembro. O governo já traça planos para as obras do eixo 5 do Canal, que deve completar 150km de água para a população sertaneja de Alagoas. Nesta manhã, também ocorreu a entrega simbólica de 30 sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD), na comunidade Malhada Bonita, também em Tapera.

Na companhia do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, Renan Filho visitou São José da Tapera. O ministro anunciou que será destinado um recurso do Governo Federal de R$180 milhões a Alagoas para que a obra do eixo 4 do Canal continue e mais R$70 milhões devem ser repassados até o final do ano para a conclusão do eixo.

O governador Renan Filho também anunciou que, na noite desta segunda, ele e o ministro Rogério Marinho farão uma reunião para discutir os planos sobre a ampliação do Canal do Sertão por meio da obra do eixo 5, que deve ser iniciada após a conclusão do eixo 4. Atualmente, o eixo 4 está com 88% dos serviços executados.

“No início do meu governo, nós tínhamos 50km do Canal com água e agora temos 125km com água. Nós vamos trabalhar com o eixo 5 para que saia desses 125km para 150km. Ou seja, o Canal vai conseguir colocar água na adutora da Bacia Leiteira e incluir produtivamente [a população] de Delmiro Gouveia e de Olho D’Água das Flores. Adiante, temos o desafio de levar a obra até Arapiraca, para que assim ela atenda com completude”, contou Renan Filho.

A expectativa é de que com a conclusão das obras do Canal do Sertão, sejam fornecidos 250km de água para beneficiar 1 milhão de alagoanos em 42 municípios. Atualmente, a obra já beneficia 200 mil moradores, entre Delmiro Gouveia e São José da Tapera.

O governador ainda informou que, devido ao Canal do Sertão, atualmente há mil hectares de terras irrigadas produzindo em Alagoas.

“Nós vamos iniciar, pelo Governo de Alagoas, o perímetro do Gavião, em Tapera, e temos o perímetro em Água Branca, em Pariconha e em Delmiro sendo tocados pela Codevasf. O andamento dessas obras é fundamental para Alagoas”, informou.

Além de levar produção para a população sertaneja, o governador citou a importância da água ser levada para o consumo de cada cidadão que vive na região próxima ao Canal. O governador citou que o estado já forneceu adutoras em Inhapi, tirando a população do município do sistema coletivo de água e fornecendo o sistema individual para dar segurança hídrica. As populações de Tapera, Senador Rui Palmeira e Carneiros também serão beneficiadas, garantiu Renan.

Renan Filho ainda citou e com as obras do Canal do Sertão e a duplicação da rodovia que liga Delmiro Gouveia a Arapiraca, há expectativa de que o Sertão tenha mais desenvolvimento.

 

 

*Com informações da assessoria do Governo de Alagoas.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados