O jogo que virou profissão ao redor do mundo

Somente em 2017 mais de 60 milhões de pessoas acompanharam online o campeonato mundial de League of Legends, o game que trouxe os eSports para os holofotes do mundo

Por | Edição do dia 9 de setembro de 2018
Categoria: Esportes


Você já ouviu falar em League of Legends? Se você mora nesse planeta e tem acesso à internet, a resposta com certeza é sim! O chamado LoL é um jogo online competitivo, que mistura a velocidade e a intensidade de um RTS – aqueles games em que várias pessoas jogam online, em tempo real, simultaneamente em uma mesma partida – com elementos de RPG. A fantasia por trás desse game é a seguinte: duas equipes de poderosos campeões (que são os personagens do jogo), cada um com design e estilo único, lutam em diversos campos de batalha e modos de jogo.

Imagem relacionada

Mas o mais impressionante do LoL não é a habilidade de cada campeão – nem mesmo a tecnologia empregada para dar mais emoção a cada batalha. O que chama atenção, de fato, é a capacidade que o jogo tem de conquistar fãs leais, que dedicam boa parte de suas vidas às aventuras online e, muitas vezes, transformam a diversão em profissão.

A fase Beta de League of Legends estreou no dia 10 de abril de 2009 e, em pouco tempo, alcançou sucesso no mundo inteiro, se tornando um dos grandes responsáveis por dar visibilidade às competições de eSport – os esportes online. Atualmente o cenário competitivo do jogo é conhecido em todo o mundo e o campeonato mundial do LoL é uma das competições de eSports mais respeitadas do mundo – Apenas em 2017, 60 milhões de pessoas assistiram ao torneio.

No Brasil a realidade não é diferente. Em 2012 foi organizado, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro de League of Legends, o CBLoL, e anualmente milhares de fãs se reúnem para assistir às batalhas ao vivo em grandes arenas. Além disso, todas as etapas da competição são transmitidas ao vivo pela internet.

O sucesso é tão grande que até as redes de cinema entraram na “brincadeira” – que é bem séria para os competidores e entrega prêmios na casa das centenas de milhares de reais. A Rede Cinesystem Cinemas, por exemplo, vai transmitir ao vivo neste sábado (8) a final do CBLoL 2018 em dois de seus multiplex (em São Paulo e Maceió).

A partida começa às 12h e tem duração estimada de seis horas. Mas, será que o público tem interesse em passar tanto tempo assistindo a uma partida virtual? Basta perguntar para as mais de 3 mil pessoas que são esperadas para conferir de perto a competição no auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, ou mesmo para os milhões de espectadores online que todo o ano acompanham o evento e torcem por suas equipes favoritos.

Dentre os finalistas de 2018 está o Flamengo, primeiro time do futebol a criar uma equipe, com um elenco que inclui alguns dos maiores jogadores brasileiros da história, como Felipe “brTT” Gonçalves e Thúlio “SirT” Carlos, além do reforço internacional, o sul coreano Park “Jisu” Jin-Cheol.

Contribuindo para aumentar ainda mais o fascínio pelo universo LoL, youtubers e streamers de todo o mundo dedicam os dias a gravar partidas e compartilhar dicas de como evoluir. No Brasil boas opções para quem quer acompanhar mais o universo dos Campeões de LoL, a dica é acompanhar nomes como Yoda, Pimpimenta, Jovirone, Jukes, Fênix, Picoca e Rakin. Jovens e com cerca de meio milhão de seguidores cada um, eles se empenham em levar entretenimento, humor e, claro, muitas táticas de LoL diariamente através da plataforma. Outra dica é o canal do Pato Papão. O youtuber conta atualmente com mais de 1 milhão de inscritos que acompanham as aventuras vividas por ele e seu filho Antonio, um fofíssimo mini player que está sempre por perto ajudando o papai a jogar.

Além de viciante, LoL se destaca também por ser completamente gratuito e não exigir muita capacidade do PC. Basta ter acesso à internet e um computador simples, que você já está habilitado para jogar.

Agora, para entender de verdade como as partidas funcionam, nada melhor do que assistir aos melhores do Brasil em uma disputa. As imagens da 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends serão transmitidas ao vivo a partir das 12h nos multiplex do Morumbi Town Shopping e Parque Shopping Maceió. Os ingressos custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia).

Assessoria

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados