Nutricionista fala sobre prisão de ventre e alimentos que podem melhorar distúrbio

Mariana Mesquista explica funções dos alimentos e ensina receitas práticas

Por | Edição do dia 10 de novembro de 2015
Categoria: Artigos, Notícias, Saúde | Tags: ,,,


2346bf3c60d54749e2938ac5e6c77d1c

A nutricionista Mariana Mesquita ensina duas receitas que podem ser consumidas a qualquer hora doa dia (Foto: reprodução internet)

Também conhecida como prisão de ventre, a constipação é um dos distúrbios intestinais mais frequentes na população, acometendo em maior parte às mulheres. É caracterizada pela diminuição da frequência das evacuações e os sintomas podem incluir dor abdominal, dificuldades para evacuar, desconforto, distensão abdominal e mal estar.

Independente da causa, a solução é estimular o funcionamento do intestino com o consumo de fibras e prebióticos, pois podem ajudar tanto na prevenção da constipação quanto na melhora da regulação intestinal para quem já passa por esse problema. Alguns exemplos de verdadeiros laxantes naturais são: mamão, laranja com bagaço, aveia, iogurte natural e espinafre.

“O mamão é um dos queridinhos para quem tem estômago sensível. Ele é rico em fibras, sais minerais, antioxidantes, propriedades calmantes, além de ser ótimo para o bom funcionamento e regulação intestinal. Pode ser consumido nas primeiras refeições do dia, em sua forma in natura ou fazendo parte de outras preparações como, por exemplo, vitaminas, smoothies, cremes ou salada de frutas”, explica a nutricionista do Hapvida Saúde, Mariana Mesquita.

De acordo com a nutricionista, a aveia é conhecida por seu alto teor de vitaminas, proteínas e sais minerais. Mas o seu maior destaque é pela quantidade de fibras soluvéis e insolúveis que apresenta. Estas fibras quando entram em contato com a água transformam-se em um gel eficaz para facilitar o trânsito intestinal e por outro lado ainda impedem a absorção de gorduras pelo nosso organismo.

“Por isso que ela é indicada também para quem apresenta hipercolesterolemia (índice de colesterol sanguíneo elevado). Pode ser adicionada em diversas preparações como sucos, iogurtes, bolos ou consumida em forma de mingau”, destaca Mariana.

Outro alimento que merece atenção é o iogurte, pois age na manutenção da saúde da flora intestinal, possui em sua formulação os famosos Lactobacillus, pequenos microorganismos vivos capazes de fortalecer a população de bactérias benéficas no nosso organismo. “Por ser prático, o iogurte pode ser consumido em qualquer lugar como parte de pequenas refeições saudáveis como nos lanches da manhã ou da tarde. Nele ainda podem ser adicionadas aveia, linhaça ou quinoa”, lembra a nutricionista.

Para a profissional, algumas frutas podem e devem ser aproveitadas ao máximo. É o caso da laranja, e que pode ser comida com o bagaço. “Da laranja se aproveita tudo, até o bagaço. É nessa parte branca que se encontram as maiores quantidades de fibras como, por exemplo, a pectina, que exerce inúmeras funções em nosso organismo”, afirma Mariana.

A pectina pode prevenir cáries dentárias, produzir substâncias que atuam contra o câncer do intestino, evitar o envelhecimento precoce, combater o colesterol, promover sensação de saciedade além de estimular o funcionamento do trânsito intestinal, sendo indicado aos que sofrem com constipação. Este fruto com o seu bagaço, pode ser consumido todos os dias, ser incluído como sobremesa após o almoço, já que, de acordo com a nutricionista, a laranja é ótima para auxiliar a digestão.

Poucas pessoas sabem, mas o espinafre é o chefe dos benefícios e suas riquezas nutritivas vão além da construção de ossos, fortalecimento de sistema imunológico, regulação de pressão arterial e prevenção de câncer. “Ele é excelente para digestão e alivia a constipação, além de proteger o revestimento das pareces estomacais prevenindo o aparecimento de úlceras”, explica a nutricionista. A dica da profissional é que este alimento esteja sempre presente nas saladas cruas do almoço, tortas, panquecas ou em outras preparações que incluam vegetais folhosos.

Para utilizar melhor alguns dos alimentos citado na matéria, Mariana Mesquita ensina duas receitas fáceis e que podem ser consumidas em qualquer horário do dia. Confira:

PANQUECA DE ESPINAFRE:

2 xícaras de farinha de trigo integral
2 xícaras de leite desnatado
2 ovos
1 punhado cheio de espinafre
1 colher de sopa de semente de linhaça
1 pitada de sal
Coloque todos estes ingredientes no liquidificador e bata até a massa ficar bem homogênea e reserve. Em uma frigideira de teflon, passe um fio de óleo e coloque uma concha da preparação de cada vez, espalhando bem a massa. Espere 1 minutinho, vire a panqueca para o outro lado deixando passar mais 1 minuto e pronto! Você pode rechea-la com frango desfiado ou ricota.

VITAMINA LAXATIVA

1 fatia de mamão
3 ameixas secas sem caroço
1 colher se copa de linhaça ou aveia.
Suco de 1 laranja
1 copo de leite desnatado

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por alguns minutinhos e já estará pronta para ser consumida.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados