Novo Ensino Médio permite maior direcionamento dos jovens à carreira que pretendem seguir

Experiências como o estágio podem ajudar neste momento crucial de decisão profissional

Novo Ensino Médio permite maior direcionamento dos jovens à carreira que pretendem seguir

Experiências como o estágio podem ajudar neste momento crucial de decisão profissional

Por Assessoria | Edição do dia 27 de janeiro de 2022
Categoria: Alagoas | Tags: ,,,,


O retorno às aulas em 2022 chega com uma novidade que deve movimentar o mercado de trabalho. A implantação do Novo Ensino Médio no Brasil vai contribuir com a decisão dos jovens estudantes sobre qual carreira eles querem seguir após o fim do ensino regular. Durante esse período de escolha, os alunos poderão ter experiências profissionais por meio de estágios – e, em Alagoas, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL) tem grande experiência em contribuir com o desenvolvimento de carreiras dos jovens.

O IEL/AL é a entidade do Sistema Indústria em Alagoas que atua junto ao setor produtivo, com a missão de estimular a inovação, o aperfeiçoamento da gestão e o desenvolvimento de carreiras, promovendo, ainda, a interação entre empresas e centros de conhecimento. Através do programa IEL de Estágio, ele insere estudantes no mercado de trabalho por meio de um sistema nacional que utiliza inteligência artificial no processo de recrutamento, apontando as vagas nas quais melhor se encaixam o perfil do candidato.

Para isso, os estudantes interessados devem preencher um cadastro no site sne.iel.org.br/al, apontando os dados pessoais, escolares, ano que está cursando e outras habilidades que podem ser o diferencial do seu currículo, como: outros idiomas, cursos extracurriculares ou conhecimento na área de informática, em programas de edição de imagens e vídeos, por exemplo. Uma vez efetuado, este cadastro entra para o rol de currículos do IEL e o estudante será notificado sempre que surgir uma seleção na qual se encaixe o perfil.

Com a possibilidade das disciplinas flexíveis, ele poderá, já no início do ensino médio, experienciar o mercado de trabalho através do estágio, aponta a analista de Carreiras do IEL/AL, Francine Ferro.

“Com o Novo Ensino Médio, o aluno se torna protagonista, atuando com muito mais autonomia frente à aprendizagem e a sua carreira, visto que um dos pilares é voltado para jornada de interesse dos alunos, chamados de itinerários formativos, dando a oportunidade de aprofundar nas reais áreas que o motivam e oferecendo uma experiência mais fidedigna do mercado de trabalho”, relata Francine.

O estágio é uma excelente oportunidade para o estudante conhecer um pouco mais sobre a área de atuação pretendida, bem como conhecer as ramificações da profissão. Este conhecimento, aliado à experiência da rotina laboral – horário, fluxos de trabalho, cumprimento de metas e networking – certamente dá aos jovens estudantes uma bagagem que os colocam à frente de outros candidatos em futuros processos seletivos, até mesmo no estágio profissional durante o ensino superior.

Para mais informações sobre o IEL Alagoas, basta acessar o site www.ielal.com.br ou o perfil @ielaloficial no Instagram.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados