Notícias

Hemoal faz coleta itinerante de sangue em Maceió, nesta quinta-feira (9)

Por Agência Alagoas 08/04/2026
Hemoal faz coleta itinerante de sangue em Maceió, nesta quinta-feira (9)
(Foto: )

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta quinta-feira (8), coleta itinerante de sangue no Colégio Santíssimo Senhor, no bairro Serraria, em Maceió. A ação externa irá ocorrer das 9h às 16h e é aberta à comunidade escolar, bem como à sociedade em geral. 

Com a iniciativa, o Hemoal atua para manter estabilizado o estoque de sangue. Isso porque, diariamente, o hemocentro alagoano abastece de sangue e hemocomponentes às maternidades e hospitais da rede estadual de Saúde. 

O doador de sangue deve apresentar bom estado de saúde, peso igual ou superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos e estar munido de um documento de identificação oficial e original com foto. Quanto às pessoas diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, o impedimento para doar sangue é permanente. Já as pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, a doação é vetada pelo período de um ano. E no caso das mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando.  

O candidato à doação de sangue deve estar alimentado, mas deve evitar alimentos gordurosos. É proibido, também, ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação e o voluntário deve ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior.