Notícias

4ª Edição do Prêmio Alagoas de Direitos Humanos homenageia personalidades e instituições.

Por Assessoria 28/11/2025
4ª Edição do Prêmio Alagoas de Direitos Humanos homenageia personalidades  e instituições.
4ª Edição do Prêmio Alagoas de Direitos Humanos homenageia personalidades e instituições. (Foto: Reprodução)

A 4ª Edição do prêmio Alagoas de Direitos Humanos acontece no próximo dia 4 de dezembro de 2025 e é uma iniciativa da secretaria estadual dos Direitos Humanos ( SEDH) com apoio do Governo de Alagoas.

A premiação já faz parte do calendário oficial do Estado e tem como objetivo reconhecer publicamente coletivos, instituições públicas e privadas que se destacaram pela atuação na defesas e nos direitos humanos no Estado de Alagoas e no Brasil.

O evento integra o calendário oficial da Semana Estadual de Direitos Humanos, constituindo-se como uma das ações centrais da programação anual. A premiação acontece após uma semana de atividades alusivas, espalhadas pela capital e interior. Neste ano a solenidade contará com a participação especial do Embaixador da Palestina e da liga dos países árabes, Ibrahim Alzeben, que estará no Brasil especialmente para participar da premiação .

- Ações alusivas realizadas na semana dos direitos humanos

Durante toda semana que antecedeu a premiação foram realizadas atividades práticas e inovadoras com lideranças que se
destacam em diversas frentes a exemplo de igualdade racial, direitos das mulheres, população
LGBTQIAPN+, infância e juventude, pessoas idosas, pessoas com deficiência, povos e
comunidades tradicionais, justiça social, educação em direitos humanos, entre outras.

- Memória e reparação

A semana de ações também foi marcada pela instalação de uma placa como forma de diplomação póstuma para três estudantes mortos durante a ditadura militar. Os estudantes homenageados foram : José Dalmo Guimarães Lins: estudante de Direito, Anatália de Souza Melo Alves: militante da Ação Popular (AP),Aurora Maria Nascimento Furtado: estudante de Serviço Social.


- Personalidades Homenageados

Todos os anos durante a premiação as superintendências elegem personalidades que são agraciadas por seus serviços a sociedade . A votação e escolha é coordenada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos ( SEDH) em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos DCEDDH/AL) . A escolha criteriosa avaliou durante todo o ano, seis personalidades que fortaleceram a cultura dos direitos humanos e estimulam novas práticas institucionais e comunitárias, promovendo a conscientização social sobre a importância da dignidade humana.

- Categorias

As personalidade escolhidas são divididos nas categorias , Estadual e Nacional. Na Categoria Estadual os homenageados são : o Juiz Federal , Antonio José de Carvalho Araújo, Povo Xucurú-Xariri de Palmeira dos Índios, Elza Rocha de Miranda, defensora dos direitos humanos das vítimas da Ditadura Militar (viúva do advogado Jaime Miranda); Natasha Wonderfull da Silva, enfermeira e ativista trans pelos direitos humanos das pessoas LGBTQIAPN+ e Cicera Vital da Silva, mulher negra quilombola, presidenta do Instituto Irmãos Quilombolas de Santana do Mundaú. Na Categoria Nacional , o homenageado será o ministro dos Transportes e senador da república licenciado; Renan Filho.

O Prêmio Alagoas de Direitos Humanos vem se consolidando como um marco de valorização das boas práticas,
reforçando o compromisso do Governo do Estado com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva, solidária e democrática.

A premiação será no dia 04 de dezembro às 19:00 horas no Auditório da OAB/AL no bairro de Jacarecica.