Furtos de cabos deixam ruas do Centro de Maceió às escuras e causam prejuízo à iluminação pública
A Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) registrou, nesta semana, novos casos de furto de cabos elétricos e vandalismo em equipamentos no Centro de Maceió. A ação criminosa ocorreu na Praça Dom Pedro II, em frente à Assembleia Legislativa de Alagoas, onde cerca de 180 metros de cabos de cobre foram levados.
O crime aconteceu um dia após outro furto ser identificado no entorno do Shopping Popular, também na região central. Somente em 2025, a Ilumina já contabiliza o roubo de mais de 21 mil metros de cabos em diferentes pontos da capital.
De acordo com o órgão, criminosos têm danificado postes e caixas de passagem para furtar energia elétrica diretamente da rede. Além dos prejuízos materiais, as ações comprometem o serviço de iluminação pública e aumentam o risco de acidentes, devido à fiação exposta.
Para reduzir os impactos, a autarquia tem substituído os cabos de cobre por cabos de alumínio, que têm menor valor comercial, e realizado o fechamento das caixas de passagem com concreto, dificultando o acesso de vândalos.
A Ilumina destacou que a investigação dos casos é de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas e reforçou o pedido para que a população denuncie qualquer movimentação suspeita às autoridades.