Nordeste ocupa segundo lugar em pesquisa de aprovação no Exame de Ordem

Provas acontecem neste domingo (13)

Nordeste ocupa segundo lugar em pesquisa de aprovação no Exame de Ordem

Provas acontecem neste domingo (13)

Por Assessoria | Edição do dia 12 de junho de 2021
Categoria: Alagoas, Brasil | Tags: ,,,


Uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou a porcentagem de inscritos em cada área do Direito nas edições do Exame de Ordem Unificado. Além disso, a pesquisa também revela o número de inscritos e aprovados por região, com o Nordeste ocupando o segundo lugar, taxa de aprovação por Instituições de Ensino Superior públicas e privadas e a evolução da preferência dos inscritos em cada área da segunda fase do Exame.

Segundo os dados, a área com mais inscritos é o Direito Penal, com 31,7% nas últimas três edições e 30,1% nas 28 edições. Em segundo lugar, está o Direito do Trabalho, com 25,6% nas três últimas edições e 26,6% no total. Em seguida, o Direito Civil (11,6% / 15,1); Direito Constitucional (13,9% / 7,7%); Direito Tributário (9,4% / 11%); Direito Administrativo (5,3% / 8,4%); Direito Empresarial (1,0% / 2,8%).

Entre as regiões, a maior taxa de aprovação é do Sudeste, com 61,4%, ocupando a marca de 44% de aprovação no Brasil. Em segundo lugar está o Nordeste, com 62,8% de aprovação, representando 21% de aprovados no país. Em seguida está o Sul (64,5% / 17%); Centro-Oeste (56,9% / 12%) e Norte (56,2% / 6%).

Conforme com os números de participação e desempenho, entre o VIII e o XXIX, foram inscritos 94% de examinados provenientes de IES Privadas, com 87% aprovados. Já provenientes de IES Públicas, são 6% e inscritos, sendo 13% aprovados.

A presidente da Comissão de Exame de Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, Taciana Omena, avalia que o Exame de Ordem não é destinada a identificação dos mais capacitados, mas sim dos minimamente preparados. Não há limite de vagas para aprovação. Portanto, não deixe que o medo supere seu talento. Precisamos do entusiasmo e da competência dos jovens, para que some com a competência dos profissionais. O Nordeste vem tendo um desempenho bastante expressivo, está no segundo lugar, sendo superado apenas pelo Sul do país, um resultado bastante expressivo e importante para nossa região”, afirmou.

O XXXII Exame de Ordem Unificado acontecerá neste domingo (13), em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados