No Dia de Controle do Colesterol, tire suas dúvidas e saiba como se prevenir

No Dia de Controle do Colesterol, tire suas dúvidas e saiba como se prevenir

Por | Edição do dia 8 de agosto de 2016
Categoria: Blog, Notícias, Saúde | Tags: ,,,,


Foto: divulgação

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O dia 8 de agosto foi escolhido como Dia Nacional de Controle do Colesterol, para promover entre os brasileiros a conscientização sobre a importância da prevenção e do tratamento do colesterol alto. O colesterol é um tipo de gordura presente em alimentos de origem animal e que também é gerado pelo corpo humano. Além disso, desempenha funções essenciais no organismo, como produzir hormônio e vitamina D.

Existem dois tipos de colesterol:

– LDL, considerado “colesterol ruim”, que facilita a entrada do colesterol nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura, causando o “entupimento”.

– HDL, considerado “colesterol bom”, que retira o colesterol das células e facilita a sua eliminação do organismo.

Em excesso, o colesterol LDL é prejudicial por aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), os níveis ideais de colesterol no sangue são de 70mg/dL, não ultrapassando 100mg/dL. De 160 a 189 já é considerado alto e acima de 190 muito alto.

Segundo o cardiologista e diretor clínico do Hospital Santa Paula, Otavio Gebara, os problemas cardiovasculares causados pelo colesterol começam a ser construídos na primeira infância, até os 5 anos de idade. “O processo de depósito de gorduras nas artérias começa bem cedo. Existe uma interação entre os fatores genéticos e ambientais, mas também depende do estilo de vida, se a criança se alimenta de forma adequada ou não”, explica.

Gebara esclarece que muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e falta de atividade física. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta. Cerca de 70% do excesso de colesterol LDL é produzido pelo fígado e o restante (30%) vem da ingestão de alimentos ricos em gordura.

Nas fotos, Jefferson está ao lado de sua família, onde mostra o antes e depois, após mudanças de hábitos (foto: arquivo pessoal)

Nas fotos, Jefferson está ao lado de sua família, onde mostra o antes e depois, após mudanças de hábitos (foto: arquivo pessoal)

O alagoano Jefferson Rocha, 35 anos, microempresário, passou a ter o colesterol LDL após o ganho de peso, mas há um ano e dois meses conseguiu eliminar 15kg. “Eu não dormia direito, não aguentava andar por muito tempo, já sentia falta de ar e tonturas frequentemente”.

 Segundo Jefferson, o colesterol LDL acarretou a alteração de outras taxas como, triglicerídeo, glicose, sódio e até gordura no fígado. “Comia de tudo, não tinha horário para comer, não praticava exercícios”.

“Com a ajuda do médico e minha família, que foi fundamental, passei a ter uma vida saudável, como de três em três horas, sempre incluindo frutas e verduras na dieta”, destacou.

Como o excesso de colesterol LDL não apresenta sintomas, é indicado fazer exames com frequência, principalmente se a pessoa ingere muita gordura saturada, está acima do peso, é sedentário ou se tem histórico familiar de morte infarto.

“Existem remédios para controlar o colesterol alto, mas só é eficaz com uma mudança no estilo de vida”, explica o médico. Reduzir o estresse, praticar exercícios físicos, manter a pressão arterial estável e o peso sob controle são fundamentais para controlar o colesterol.

Ainda segundo o especialista, existem várias maneiras de manter o colesterol sob controle:

– Praticar exercícios físicos;
– Não fumar;
– Evitar o estresse;
– Comer mais frutas e vegetais;
– Dar preferência a carnes brancas, grelhadas ou assadas;
– Comer uma variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs;
– Limitar a ingestão de gorduras saturadas, como gordura de derivados de leite;
– Limitar os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado;
– Utilizar derivados de leite pobres em gordura: leite desnatado, iogurte desnatado e sorvetes light;
– Evitar frituras;
– Fazer uma 
dieta com baixos níveis de gordura e colesterol.

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