No Dia da Felicidade, conheça os países mais felizes e tristes do mundo
No Dia da Felicidade, conheça os países mais felizes e tristes do mundo
Por | Edição do dia 20 de março de 2017
Categoria: Comportamento, Notícias
| Tags: ONU,países mais felizes domundo,países mais tristes do mundo
O mundo celebra nesta segunda-feira, 20 de março, o Dia Internacional da Felicidade. A data foi criada em julho de 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e as celebrações ocorrem desde 2013. Segundo a ONU, o Dia é uma forma de se reconhecer a importância da felicidade nas vidas das pessoas em todo o mundo.
Para marcar a data, o “Estudo Mundial sobre a Felicidade”, a edição 2017 de um relatório oficial divulgado hoje em Nova York pela ONU, que apresenta a lista dos países mais felizes e os mais infelizes do planeta, numa pesquisa que envolveu 155 nações. O Brasil ficou na 22ª posição.
O informe combina seis factores: PIB per capita, expectativa de vida saudável, apoio social (ter alguém em quem confiar em momentos difíceis), ausência de corrupção no governo e nas empresas, liberdade social e generosidade (medida por doações recentes).
Segundo a lista, os dez países mais felizes são, pela ordem:

Índice de felicidade dos países leva em conta até o PIB per capita e ausência de corrupção no governo e nas empresas (Foto: ONU/Eskinder Debebe)
1. Noruega
2. Dinamarca
3. Islândia
4. Suíça
5. Finlândia
6. Holanda
7. Canadá
8. Nova Zelândia
9. Austrália
10. Suécia
No outro extremo, os dez países mais infelizes do mundo são:



Ferido em um bombardeio em Aleppo, na Síria, o pequeno Omran impressionou por não esboçar nenhuma reação (Foto: internet)
155. República Centroafricana
154. Burundi
153. Tanzânia
152. Síria
151. Ruanda
150. Togo
149. Guiné
148. Libéria;
147. Sudão do Sul
146. Iêmen
Metas para a felicidade
Em 2015, a ONU e os seus estados-membros lançaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que buscam acabar com a pobreza, reduzir as desigualdades e proteger o planeta.
Segundo as Nações Unidas, esses são três aspectos que podem levar ao bem-estar e à felicidade das nações.