Nível do Rio Ipanema amanhece abaixo do limite de transbordamento, aponta Semarh

O nível de transbordamento do Ipanema é de 445 cm e, nesta manhã, foi detectado que o rio estava a 412 cm

Por | Edição do dia 31 de março de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,,,,,,


iib

Foto: CBM-AL

Após os alagamentos causados e o desespero de dezenas de famílias, nesta terça-feira, 31, o Rio Ipanema amanheceu abaixo no nível de transbordamento, informa a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh). O nível de transbordamento do Ipanema é de 445 cm e, nesta manhã, foi detectado que o rio estava a 412 cm.

Segundo a Semarh, o volume de água do Ipanema baixou consideravelmente e voltou para o nível da calha. Na noite dessa segunda, o Ipanema estava em 550 cm. Durante o dia, ele chegou a atingir o nível de 890 cm, número muito acima do limite de transbordamento.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) interditaram a ponta sobre o Riacho Camoxinga, em Santana do Ipanema, e o local permanece resguardado pelas equipes e sem previsão para liberação. O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) analisa as rachaduras apresentadas na ponte. A PRF orienta que condutores evitem o trajeto.

Por causa da cheia do rio, dezenas de pessoas deixaram suas casas e estão, provisoriamente, vivendo na casa de conhecidos ou em abrigos. Essa situação perdura desde a semana passada, quando o Riacho Camoxinga transbordou após a abertura de uma barragem em Pernambuco. Em seguida, o Rio Ipanema também transbordou, com o agravamento das chuvas, e contribuiu para que casas fossem invadidas ou derrubadas pela força da correnteza. As cidades atingidas pelas cheias foram Santana do Ipanema, Batalha, Poço das Trincheiras e Olivença, além de municípios do estado de Pernambuco.

 

*Matéria atualizada às 11h08 em 31.03.2020.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados