Na ALE, secretário da Saúde destaca quase 4 mil altas e criação de leitos para Covid-19

Alexandre Ayres apresentou balanço de enfrentamento à Covid-19 aos deputados na Assembleia Legislativa do Estado

Por Agência Alagoas | Edição do dia 10 de setembro de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags:


Carla Cleto

A transparência dos atos e medidas no contínuo enfrentamento à pandemia da Covid-19 em Alagoas é premissa importante no diálogo entre Governo do Estado Legislativo. Neste contexto, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, apresentou na manhã desta quinta-feira (10) um balanço dos 150 dias no combate ao novo coronavírus e seus efeitos. A sessão foi presidida pelo deputado estadual Sílvio Camelo e também contou com as presenças do secretário Executivo de Ações em Saúde, Marcos Ramalho, e do secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques.

Alexandre Ayres disponibilizou aos parlamentares os dados sobre as receitas voltadas ao combate à pandemia, distribuição de insumos estratégicos, testagens nas centrais de triagem e as processadas no Laboratório Central de Alagoas (Lacen-AL), distribuição de medicamentos, implantação de leitos, atendimentos e altas hospitalares.

Para ter acesso ao balanço dos 150 dias, clique neste link.

O secretário fez questão de ressaltar que o Governo de Alagoas vem acertando nas decisões, sempre respaldado pela ciência, numa contribuição efetiva ao atender mais de 7 mil pessoas em 26 unidades de saúde e registrar quase 4 mil altas hospitalares.

Desde o início, quando elaboramos o Plano de Contingência para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, traçamos um planejamento rigoroso para receber os pacientes suspeitos e confirmados com a Covid-19, atendê-los, tratá-los e salvar vidas. Este balanço de 150 dias comprova que estamos no caminho certo. Uma das medidas indispensáveis foi a criação, estruturação e ampliação dos leitos exclusivos para pacientes com a Covid-19 em Maceió e no interior do estado”, disse.

Alagoas conta, atualmente, com 1.023 leitos em 26 unidades de saúde. Somente nestes 150 dias, contabilizamos mais de 7 mil atendimentos; mais de 3.300 altas hospitalares de pacientes que estavam internados em leitos clínicos; e mais de 530 altas de pacientes internados em leitos de UTI”, relatou o secretário.

Em relação à receita voltada para o combate à pandemia, o secretário fez um destaque para os valores já empenhados pela Sesau na ordem de R$ 71,7 milhões. Já quanto aos valores de fonte federal, Alagoas empenhou R$ 83,7 milhões no enfrentamento à doença no estado.

Quanto aos insumos estratégicos, o profissional de saúde tem atuado protegido. A Sesau demonstrou bastante preocupação com os profissionais de saúde e as respectivas condições de trabalho. Se o Governo de Alagoas consegue obter resultados positivos, estes profissionais de saúde são os grandes responsáveis. Durante este período, quase 12 milhões de equipamentos de proteção individual [EPIs] foram distribuídos. As unidades receberam e continuam recebendo álcool gel e líquido, máscaras descartáveis, luvas, toucas e óculos de proteção, por exemplo”, informou o secretário.

Testagem

Testar a população é fundamental no enfrentamento à pandemia. Graças à implantação das centrais de triagens em Maceió e Arapiraca, além das aquisições e distribuição de testes rápidos e RT-PCR, Alagoas tem êxito neste diagnóstico. Somente o Lacen coletou 19.498 testes RT-PCR e processou 18.824 deles. Quanto aos testes rápidos, os 102 municípios alagoanos receberam os kits para realizar as testagens.

Alagoas recebeu, também numa parceria com o governo federal, mais de 148 mil testes rápidos. Distribuímos para todos os municípios mais de 138 mil testes”, complementou o secretário.

Além de testar a população, a Sesau também distribuiu mais de 1 milhão de medicamentos, entre eles dipirona, azitromicina, enxoparina, paracetamol, entre outros. “Nas centrais de triagem em Maceió e Arapiraca, foram 67 mil atendimentos com quase 57 mil testes realizados nestes 150 dias de combate à pandemia”, ressaltou.

Ao fim de sua apresentação, o secretário Alexandre Ayres reiterou o compromisso do Governo de Alagoas em se manter firme no combate à pandemia da Covid-19 mesmo com o período de estabilidade que o estado está vivenciando.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados