MPC/AL pede suspensão de nomeação denunciada por nepotismo em Canapi

José Hermes de Lima, pai do prefeito, foi nomeado Secretário Municipal de Assuntos Estratégicos da cidade

MPC/AL pede suspensão de nomeação denunciada por nepotismo em Canapi

José Hermes de Lima, pai do prefeito, foi nomeado Secretário Municipal de Assuntos Estratégicos da cidade

Por Assessoria | Edição do dia 3 de fevereiro de 2021
Categoria: Sem categoria | Tags: ,


O Ministério Público de Contas de Alagoas (MPC/AL) informou nesta quarta-feira, 03, que emitiu parecer favorável à continuação do processo que apura denúncias de nepotismo em Canapi.

De acordo com as denúncias, o prefeito Vinícius Lima teria nomeado para o cargo de Secretário Municipal de Assuntos Estratégicos seu próprio pai, José Hermes de Lima.

Além do parentesco com o gestor, o secretário foi condenado em processo criminal decorrente da “Operação Gabiru” e estaria com parte dos seus direitos políticos suspensos.

Em seu parecer, o MPC/AL solicita à Corte de Contas que defira medida cautelar no sentido de suspender a nomeação de José Hermes de Lima junto à Secretaria de Assuntos Estratégicos do município de Canapi, proibindo a sua nomeação para qualquer outro cargo municipal dentro do âmbito da Prefeitura, até o julgamento de mérito do processo.

O MP de Contas pede também que o processo seja submetido ao Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) para que seja admitida a representação e que o processo tramite junto à diretoria de fiscalização competente.

Uma outra recomendação é a de que ocorra a remessa dos autos ao Ministério Público Estadual para averiguar a potencial caracterização de improbidade administrativa. Os agentes públicos que estão envolvidos deverão ser citados para prestarem esclarecimentos.

O processo segue agora para o Conselheiro Relator para a adoção das medidas cabíveis. Após o deferimento das medidas, os autos devem retornar ao MPC/AL para nova manifestação.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados