MPC/AL pede suspensão de nomeação denunciada por nepotismo em Canapi
José Hermes de Lima, pai do prefeito, foi nomeado Secretário Municipal de Assuntos Estratégicos da cidade
MPC/AL pede suspensão de nomeação denunciada por nepotismo em Canapi
José Hermes de Lima, pai do prefeito, foi nomeado Secretário Municipal de Assuntos Estratégicos da cidade
Por Assessoria | Edição do dia 3 de fevereiro de 2021
Categoria: Sem categoria
| Tags: nepotismo,Pai
O Ministério Público de Contas de Alagoas (MPC/AL) informou nesta quarta-feira, 03, que emitiu parecer favorável à continuação do processo que apura denúncias de nepotismo em Canapi.
De acordo com as denúncias, o prefeito Vinícius Lima teria nomeado para o cargo de Secretário Municipal de Assuntos Estratégicos seu próprio pai, José Hermes de Lima.
Além do parentesco com o gestor, o secretário foi condenado em processo criminal decorrente da “Operação Gabiru” e estaria com parte dos seus direitos políticos suspensos.
Em seu parecer, o MPC/AL solicita à Corte de Contas que defira medida cautelar no sentido de suspender a nomeação de José Hermes de Lima junto à Secretaria de Assuntos Estratégicos do município de Canapi, proibindo a sua nomeação para qualquer outro cargo municipal dentro do âmbito da Prefeitura, até o julgamento de mérito do processo.
O MP de Contas pede também que o processo seja submetido ao Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) para que seja admitida a representação e que o processo tramite junto à diretoria de fiscalização competente.
Uma outra recomendação é a de que ocorra a remessa dos autos ao Ministério Público Estadual para averiguar a potencial caracterização de improbidade administrativa. Os agentes públicos que estão envolvidos deverão ser citados para prestarem esclarecimentos.
O processo segue agora para o Conselheiro Relator para a adoção das medidas cabíveis. Após o deferimento das medidas, os autos devem retornar ao MPC/AL para nova manifestação.