Movimento Nacional Vidas Idosas Importam repudia fala de Janaína Paschoal

A parlamentar propõe, de forma indireta, que mais jovens tenham prioridade na utilização dos leitos

Movimento Nacional Vidas Idosas Importam repudia fala de Janaína Paschoal

A parlamentar propõe, de forma indireta, que mais jovens tenham prioridade na utilização dos leitos

Por Assessoria | Edição do dia 28 de março de 2021
Categoria: Notícias, Política | Tags: ,


NOTA DE REPÚDIO À DEPUTADA ESTADUAL JANAÍNA PASCHOAL

Janaína Paschoal (Foto: Bruno Rocha/Estadão Conteúdo)

Neste domingo (28), em que o Brasil, de luto, lamenta as mais de 300 mil mortes pela Covid-19, fomos surpreendidos pela declaração de estímulo ao geronticídio da deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP). A parlamentar propõe, de forma indireta, que mais jovens tenham prioridade na utilização dos leitos de UTI para Covid-19. ‘As vidas daqueles que viveram menos me preocupam mais’, escreveu a deputada em seu Twitter.

Nós, do Movimento Nacional Vidas Idosas Importam, não podemos nos calar e aceitar tamanha falta de empatia e, por que não dizer, insanidade. O simples fato de levantar essa questão de prioridades no atendimento hospitalar da população brasileira é de total irresponsabilidade, neste momento crítico pelo qual o país está atravessando, com seu sistema de Saúde entrando num colapso generalizado, por todo Brasil.

Não há prioridades. Todos somos importantes. Cada vida importa, independentemente de idade. Raça ou situação social. Como diz o teólogo Leonardo Boff, “tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o planeta Terra”

A declaração de Janaína Paschoal, caracteriza idadismo, etarismo ou ageísmo (discriminação de pessoas pela idade), assim como institui uma cultura de banalização da vida contra pessoas idosas, dialogando com o geronticídio já instaurado desde o início da pandemia, tudo pelo qual o Movimento Nacional Vidas Idosas Importam vem lutando arduamente para eliminar de nossa sociedade.

Cabe ressaltar que a Saúde, no Brasil, só chegou a este estado de calamidade pública por causa da ineficiência do governo federal, tendo como protagonista seu representante máximo, o presidente Jair Bolsonaro, que minimizou a declaração de pandemia ditada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde o início.

Portanto, o Movimento Nacional Vidas Idosas Importam repudia as declarações da deputada federal Janaína Paschoal e exige retratação e desculpas públicas. As pessoas idosas do Brasil merecem respeito e cuidados!

Brasil, 28 de março de 2021
Coordenação do Movimento Nacional Vidas Idosas Importam

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados