, Quarta-Feira - 18 de Setembro de 2019

 

Mostra Cultural revive o cordel

Jéssyca Soares - estagiária / 2:04 - 24/10/2016


O poeta Jorge Calheiros é o cordelista homenageado na 9ª Mostra Cultural do Instituto da Visão (foto: Jéssyka Soares)

O poeta Jorge Calheiros é o cordelista homenageado na 9ª Mostra Cultural do Instituto da Visão (foto: Jéssyka Soares)

Palavras rimadas, recitadas de forma melodiosa e cadenciadas, muitas vezes acompanhadas do som de uma viola. Assim se faz uma literatura de cordel. Um tipo de poesia popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos, expostos para venda pendurados em cordas. Uma arte que passa de geração para geração e até hoje vem resistindo.

Valorizar a cultura local, dar a voz e vez aos artistas populares e homenagear aos que fazem a diferença pela sua arte. Esse é o propósito da 9ª Edição da Mostra Cultural do Instituto da Visão, que este ano traz o tema “revivendo o cordel”.

A simplicidade dos folhetos rústicos com histórias pitorescas contados em forma de poesia (Foto: Jéssyca Soares)

A simplicidade dos folhetos rústicos com histórias pitorescas contados em forma de poesia (Foto: Jéssyca Soares)

A programação conta com diversas apresentações musicais, em parceria com o curso de Música da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), exposições artísticas e, como não poderia faltar, um vasto recital de cordel.

Além de homenagear os artistas locais, a Mostra busca também resgatar uma cultura pouco disseminada no Estado. Um dos homenageados é o cordelista Jorge Calheiros, que tem publicados mais de 226 títulos de cordéis e é considerado patrimônio vivo do Estado de Alagoas. A abertura oficial da exposição aconteceu na segunda-feira passada, com a participação do cantor alagoano Anderson Fidelis e o recital de cordéis.

O salão reúne obras inéditas de diferentes artistas consagrados, como pintura, esculturas, desenhos, fotografias, charges e colagens, todos envolvidos sobre o tema cordel, que enchem os olhos do público com suas cores e traços nos remetendo diretamente à poesia, são eles:Achiles Escobar, Alexia Dias, Alex Barbosa, Ana Karina, Ana Maia, Cláudio Kukukaya, Denis Matos, Dydha Lyra, Eduardo Bastos, José Acioli, Lutello, Maria João, Marcus Plech, Mariana Calheiros, Myrna Maracajá, Patricia Melro, Pedro Cabral, Pedro Caetano, Persivaldo Figueirôa, Salles Tenório, Tereza Lima, Cristiano Kriko, Jorge Calheiros, Paulo Caldas, Enio Lins, Agélio Novaes, Pablo De Lucca, Marta Arruda, Reinaldo Lessa, Orlando Santos e Suel Damasceno. A seleção foi feita pelos curadores José Acioli e Chico Simans, e conta com o apoio da Secretaria do Estado da Cultura.

A exposição é gratuita e está aberta ao público desde o dia 17 até 28 de outubro, no Instituto da Visão, no Farol.

 

Serviço

O quê? 9ª Mostra Cultural– Revivendo o Cordel

Quando? 17 a 28 de outubro

Onde? Instituto da Visão, Av. Santa Rita de Cássia, 239 – Farol

Horário: A partir das 9h

 


Comentar usando