Boa Noite!, Quarta-Feira - 26 de Fevereiro de 2020

 

Morre o artista plástico alagoano Chico Viveiros

João Lemos / 1:12 - 25/01/2020

Artista vinha se recuperando de uma cirurgia feita no intestino.


exposicoes_mostram_um_pouco_da_trajetoria_dos_dois_artistas_alagoanos_chico_viveiros_e_violeta_plech_atraves_de_suas_obras_fotos_hannah_copertino_20190211_2086662980

Alagoas perdeu na manhã de hoje (25) um dos únicos artistas plásticos especializados em cubismo no Estado. De Acordo com o escultor e também artista plástico Freddy Correia, Chico Viveiros estava se recuperando no Hospital Geral do Estado de uma cirurgia realizada no intestino, devido a algumas complicações no seu restabelecimento não resistiu vindo a falecer.

Alagoano de Maceió, Chico Viveiros se envolveu com a arte ainda menino, conheceu a pintura e o desenho na década de 60, aos doze anos de idade. Artista autodidata, aprendeu o ofício pesquisando e estudando por conta própria. Chico realizou sua primeira exposição individual em Fevereiro do ano passado no Complexo Cultural do Teatro Deodoro, foram 30 obras expostas que retrataram o cotidiano simples do povo nordestino com figuras como vendedor de peixes, as rendeiras, o tocador de pífanos, o lavrador, lavadeiras, violeiros e muitos outros na mais pura e delicada beleza.

“Sua obra é um mergulho no universo pictórico, uma mistura entre o moderno, o contemporâneo e o figurativo. O cubismo e os traçados geométricos também aparecem nos seus trabalhos como uma referência marcante, mas harmoniosamente suave e em sintonia com outros elementos. O regionalismo cultural aparece de forma impositiva, porém homogeneamente composto pelo artista em pinceladas suaves e discretas, usando magistralmente a luz e sombra com uma fluidez perceptível. Seus personagens têm olhos, mãos e pés grandes, mas, ao mesmo tempo, são extremamente delicados, nos chamam a uma grande reflexão sobre o real significado do pensamento da obra e nos levam a refletir sobre a nossa cultura, elemento principal de seu trabalho”,  destacou Freddy.

O horário de Sepultamento será na tarde deste Domingo (26) no Cemitério São José no Trapiche, o corpo está sendo velado na Central de Velório Plan Vida na Praça da Faculdade no bairro do Prado.

ALGUMAS OBRAS DO ARTISTA PLÁSTICO CHICO VIVEIROS!


Comentar usando