Ministério da Saúde confirma 79 casos de microcefalia em Alagoas

Os dados divulgados foram registrados desde o início do ano até este mês

Ministério da Saúde confirma 79 casos de microcefalia em Alagoas

Os dados divulgados foram registrados desde o início do ano até este mês

Por | Edição do dia 21 de julho de 2016
Categoria: Blog, Notícias, Saúde | Tags: ,,,


Em novo boletim epidemiológico, o Ministério da Saúde, 1.709 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita. Desses, 79 casos foram confirmados em Alagoas e outros 63 estão sob investigação. Os dados dizem respeito a casos notificados até o dia 16 de julho deste ano e foram divulgados em relkatório nesta quarta (20).

Ainda permanecem em investigação 3.182 casos suspeitos de microcefalia em todo o país. Desde o início das investigações, quando o surto começou, em outubro do ano passado, 8.571 casos foram notificados ao Ministério da Saúde, 331 deles apenas em Alagoas.

No entanto, boa parte dos casos – 3680 no Brasil e 189 em Alagoas – foram descartados por apresentarem exames normais, ou por apresentarem microcefalia ou malformações confirmadas por causa não relacionada ao zika vírus.

No mesmo período, segundo o ministério, foram registrados 354 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto) no país. Isso representa 4,1% do total de casos notificados. Destes, 102 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 192 continuam em investigação e 60 foram descartados.

O Ministério da Saúde ressalta que está investigando todos os casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central informados pelos estados, além da possível relação com o vírus Zika e outras infecções congênitas.

A microcefalia pode ter como causa diversos agentes infecciosos além do Zika, como Sífilis, Toxoplasmose, Outros Agentes Infecciosos, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes Viral.

Confira um panorama dos casos no país e na Região Nordeste, por estado.

Quadro: reprodução Ministério da Saúde

Quadro: reprodução Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados