Mesa Brasil Sesc arrecadou mais de 124 mil quilos de alimentos no mês de abril

Alimentos foram distribuídos para 168 instituições sociais cadastradas no programa em Alagoas

Mesa Brasil Sesc arrecadou mais de 124 mil quilos de alimentos no mês de abril

Alimentos foram distribuídos para 168 instituições sociais cadastradas no programa em Alagoas

Por Assessoria | Edição do dia 10 de maio de 2021
Categoria: Brasil, Notícias | Tags: ,,,


Foto: Assessoria

Com a chegada da pandemia, a fome passou a fazer parte da vida de muitos brasileiros. Em Alagoas, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 282 mil pessoas vivem em situação de insegurança alimentar grave. Os dados mostram que pelo menos 8,5% da população alagoana não se alimenta adequadamente, com qualidade e em quantidade suficiente.

Diante deste cenário de fome que só se agrava, iniciativas como o Mesa Brasil Sesc fazem muita diferença na vida de quem mais precisa. No mês de abril, o volume de doações nos bancos de alimentos do programa superou a marca dos 124 mil quilos de alimentos arrecadados. Neste período, as doações foram destinadas a 168 instituições sociais de Alagoas e distribuídas para milhares de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social na capital e no interior do estado.

A Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala) foi uma das 168 instituições sociais beneficiadas. Desde 2009, a instituição recebe doações de frutas, legumes, raízes, biscoitos, polpas, iogurtes e outros produtos por meio do Mesa Brasil Sesc. De acordo com a supervisora operacional da Apala, Simone Lopes, os alimentos fazem parte das principais refeições oferecidas aos assistidos, acompanhantes e funcionários.

“A Apala é uma instituição filantrópica, sem ajuda governamental, que se mantém exclusivamente por meio de doações e da sensibilidade de pessoas e empresas que abraçam a nossa causa. Nos últimos meses, diante do cenário atual que estamos vivendo devido à pandemia, as doações tiveram uma queda significativa, mas o Mesa Brasil conseguiu se manter firme nas doações, que geralmente são quinzenais, se tornando assim uma parceria essencial”, afirma Simone.

A Apala atua desde 1993 com o propósito de prestar assistência a crianças e adolescentes com leucemia. Em 1996, a instituição filantrópica ampliou a sua atuação e passou a assistir crianças e adolescentes com todos os tipos de câncer e adultos com leucemia que necessitam de apoio.

O espaço funciona como uma “casa de apoio” no qual pacientes e acompanhantes recebem refeições diárias, acompanhamento social e psicológico, assistência odontológica, cestas básicas, auxílio na compra de medicamentos e locomoção para a realização de tratamento e exames.

“A FOME É REAL: Seja um doador do Mesa Brasil”

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos que tem por objetivo reduzir a fome e o desperdício de alimentos. Em Alagoas, o programa conta com a colaboração de centenas de doadores, entre produtores rurais, atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento, indústria de alimentos, panificadores e feirantes.

No mês de abril, 192 parceiros de Maceió e do interior realizaram doações para o Mesa Brasil Sesc, mas esta rede de solidariedade pode ficar ainda maior. Diante do agravamento da fome em Alagoas e da redução do volume de doações nos bancos de alimentos do programa, o Sesc lançou a campanha ”A FOME É REAL: Seja um doador do Mesa Brasil”.

Após o lançamento da campanha, realizado no mês passado, todas as unidades do Sesc Alagoas passaram a funcionar como pontos de arrecadação de doações para o programa. As doações também poderão ser deixadas na Fecomércio, na unidade do Poço do Senac e no banco de alimentos do Mesa Brasil Sesc em Maceió, localizado no bairro da Levada.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados