Mesa Brasil recebe 46 toneladas do Programa de Aquisição de Alimentos

Os alimentos doados são repassados para as instituições cadastradas e diminuem os prejuízos da desigualdade social

Por Assessoria | Edição do dia 6 de outubro de 2020
Categoria: Notícias | Tags: ,,


Foto: Reprodução

O Mesa Brasil Sesc voltou a receber doações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), em setembro. Os produtos doados, 46 toneladas de laranja e macaxeira, são derivados do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma parceria entre o Governo Federal e os produtores da agricultura familiar. O Mesa ficou sem receber PAA, desde o início do ano, porque não havia sido destinada verba para o Programa de Aquisição.

Como consequência da Covid-19, aumentou o número de famílias em situação de vulnerabilidade social. No novo contexto, as ações desenvolvidas pelas instituições sociais ganharam mais relevância para as comunidades.

Os Bancos de Alimentos do Mesa, em Maceió e Arapiraca, possuem 571 doadores, parceiros do programa, que ajudam a diminuir as desigualdades, como a Bauducco e a distribuidora M. Dias. As doações colaboram para a manutenção de projetos sociais em comunidades carentes no Estado. O programa repassa as doações para 449 instituições sociais assistidas pelo Mesa Brasil, divididas entre sistemáticas e eventuais.

As doações coletadas nas feiras e nos supermercados, na maioria das vezes, estão em processo de maturação acelerado. “Essa doação precisa ser consumida de forma imediata. Por conta disso, apenas as instituições sistemáticas recebem esse tipo de doação, pois têm a prática de preparar as refeições na própria instituição”, explica uma das assistentes sociais do Mesa Brasil, Walbia Alcântara.

Os alimentos doados ajudam na produção de refeições e distribuição de alimentos, por parte das entidades beneficiadas. Além disso, auxiliam na nutrição e na saúde das famílias assistidas. Em alguns casos, o produto repassado pelo Mesa Brasil é o único alimento que muitos beneficiários têm acesso. O repasse acontece diariamente, de segunda a sexta-feira e, quando necessário, também aos sábados.

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados