Diagnóstico precoce pode curar câncer de mama, diz médico

Alerta foi apresentado nesta segunda-feira (19), durante palestra para servidores públicos de Maceió

Por | Edição do dia 20 de outubro de 2015
Categoria: Artigos, Notícias, Saúde | Tags: ,,


large (2)

Prevenção deve ser feita a partir da realização de exames de diagnóstico frequentemente (Foto: Olival Santos)

Quando o diagnóstico é realizado ainda no início do câncer de mama, as chances de cura são de 95%. O alerta é do médico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Francisco Mamede, que nesta segunda-feira (19), na Procuradoria Geral de Maceió, proferiu palestra para servidores públicos.

O profissional ressaltou que é necessário primar pela prevenção, realizando exames de diagnóstico frequentemente. De acordo Francisco Mamede, é essencial a realização de exames periódicos. “A avaliação clínica e o exame radiológico, através do mamógrafo, devem ser realizadas duas vezes por ano, a partir dos 50”, informou.

Mamede recomenda que, para diminuir as chances de desenvolver a doença, é importante “manter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, prática de exercícios físicos”. Também é imprescindível “evitar comportamentos de risco, como o consumo excessivo de álcool e tabagismo”, orientou.

A palestra proferida pelo médico da Sesau foi mais uma atividade da Campanha Outubro Rosa, realizada durante este mês.  Presente ao evento, a enfermeira Ednalva Araújo, ressaltou a importância da disseminação de informações sobre a prevenção.

“Ouvir de um profissional que o alcoolismo e estresse são fatores de risco para o câncer nos deixa em alerta. Manter um estilo de vida saudável é essencial para evitarmos uma série de doença, entre elas o câncer de mama”, salientou Ednalva Araújo.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados