Médica orienta como comprar e usar potes plásticos na cozinha

Entenda alguns mitos que rondam o uso desses utensílios práticos para o dia a dia

Médica orienta como comprar e usar potes plásticos na cozinha

Entenda alguns mitos que rondam o uso desses utensílios práticos para o dia a dia

Por Assessoria | Edição do dia 28 de outubro de 2021
Categoria: Saúde | Tags: ,,


Ao longo dos anos, se criaram diversas falas em torno da utilização de utensílios de plástico na cozinha. Muitos mitos rondam esses acessórios tão práticos para o dia a dia, como por exemplo, seus possíveis danos à saúde. Será que é real? Thamy B Jacobsen, médica convidada pela Plasvale, explica que o uso de recipientes de má qualidade ou reutilizados para fins diferentes dos que foram criados podem, sim, causar algum problema. Por isso, é preciso estar atento ao tipo de plástico que você está adquirindo e, principalmente, como e para quê será o seu uso. “O pote de plástico foi visto como um vilão há alguns anos, mas existem opções seguras, feitas para essa finalidade, são produtos livres de Bisfenol A, também chamados de BPA, e outros elementos que podem ser prejudiciais”, explica.

Para desmistificar os mitos em relação aos potes de plástico, a médica explica o que analisar ao fazer uma compra e a forma correta de utilizar esses utensílios.

 

De que forma o BPA pode prejudicar a saúde?

O Bisfenol A (BPA) é um composto orgânico sintético utilizado pela indústria do plástico e de tintas. O BPA em longo prazo traz grandes malefícios para a saúde. Entre eles, doenças da tireoide, câncer de mama e de próstata, e outros. E para as gestantes, ele pode causar déficit neurológico para o bebê.

 

Hoje em dia é possível encontrar itens de plástico para a cozinha que são livres de BPA, como identificar eles nas prateleiras?

Sim, é possível. O ideal é analisar a embalagem que reveste o pote ou o próprio utensílio em si. Neles, deve constar a informação da seguinte maneira: Livre de BPA, Livre de Bisfenol A ou BPA Free. Os produtos da Plasvale são livres, isso permite que se utilize com uma segurança maior os utensílios.

O que mais é preciso verificar, além do BPA, para ter um produto que não prejudique a saúde? 

Produtos com matéria-prima reciclada não são recomendados para acondicionar ou preparar alimentos, pois é difícil saber se os plásticos utilizados eram livres ou não do BPA.

Agora falando de modo geral, para quem quer manter uma vida o mais saudável possível, quais suas indicações?

Utilizar produtos BPA Free, outras atitudes simples no dia a dia podem fazer com que a vida seja mais saudável, como prática de atividade física, alimentação equilibrada e beber bastante água diariamente, por exemplo. São ações simples que ajudam a prevenir doenças e fazer com que vivamos de forma feliz e leve. Vale lembrar que o ideal é fazer check-up anualmente, para as mulheres temos como lembrete o Outubro Rosa e para os homens o Novembro Azul, que são meses de extrema importância para conscientização.

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados