Marinha emite alerta de ressaca e mar grosso em Alagoas

A Capitania dos Portos de Alagoas pede para o mar seja evitado por embarcações até segunda-feira, 20

Marinha emite alerta de ressaca e mar grosso em Alagoas

A Capitania dos Portos de Alagoas pede para o mar seja evitado por embarcações até segunda-feira, 20

Por Redação | Edição do dia 17 de julho de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,,,


Foto: João Urtiga / Alagoas 24 Horas

A Capitania dos Portos de Alagoas emitiu comunicado para pedir que embarcações de pequeno e médio porte evitem navegar nesta sexta-feira, 17, e nos próximos dias até segunda-feira, 20. De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), desde a noite de ontem, 16, as ondas em alto-mar apresentação elevação superior a 3 metros de altura. Ressaca também foi apontada, com ondas de até 2,5 metros. E, a partir deste sábado, 18, até segunda, 20, ventos fortes devem atingir a marca de 61km/h.

Ainda segundo o CHM, o fenômeno mar grosso (elevação de ondas em alto-mar) está sendo detectado através da formação de ondas de Sudoeste a Sudeste, de 3,0 a 3,5 metros de alta. A elevada altura das ondas deve acontecer até a noite de hoje.

Já a ressaca foi detectada pela formação de ondas de direção Sul e Sudeste, de 2,5 metros de altura. Esse fenômeno também deve durar até a noite de hoje em todo o litoral alagoano.

E os ventos fortes foram observados de direção Sudeste a Leste, com velocidade de 50 a 61 km/h com rajadas. Eles durarão da noite deste sábado, 18, até a próxima segunda-feira, 20.

Além de pedir para que embarcações de pequeno e médio porte evitem navegar nesses dias, a Marinha também pede que os demais responsáveis por outros tipos de embarcações tenham redobrada atenção com o material de salvatagem, como os coletes, boias salva-vidas e outros. E que também observem o estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

A Capitania mantém escuta permanente no Canal 16 (156.8MHz), guarnecimento 24h para emergências marítimas e fluviais por meio do telefone 185 e denúncias por meio do contato (82) 3215-5800.

A Marinha do Brasil mantém avisos de mau tempo por meio dos endereços eletrônicos https://www.marinha.mil.br/chm/dados-dos-smm-avisos-de-mau-tempo e https://www.marinha.mil.br/cpal. Avisos também são publicados no endereço MeteorológicoMarinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados