Maratonas Aquáticas: covid-19 altera sede de seletivas nacionais

Provas, que seriam em Salvador, ocorrerão em São Bernardo do Campo

Maratonas Aquáticas: covid-19 altera sede de seletivas nacionais

Provas, que seriam em Salvador, ocorrerão em São Bernardo do Campo

Por Agência Brasil | Edição do dia 1 de março de 2021
Categoria: Esportes


Nesta segunda-feira (1º), a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) confirmou a mudança da sede da Seletiva Brasileira para o Pré-Olímpico, para o Sul-Americano e para o Campeonato Mundial Júnior de Maratonas Aquáticas. O evento ocorreria na Praia de Santome de Paripe, em Salvador, na Bahia, mas foi transferido para o Billings Country Club, em São Bernardo do Campo, em São Paulo. A data de realização continua a mesma, 6 e 7 de março. A alteração aconteceu após as novas medidas de restrição e prevenção à pandemia do coronavírus (covid-19) impostas pelo Governo Estadual da Bahia divulgadas no fim da última semana. Diante disso, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, a Federação Baiana de Desportos Aquáticos, e os Conselhos Técnicos de Alto Rendimento e de Base buscaram soluções para a realização da prova ainda em solo baiano, mas sem sucesso.

Em decisão conjunta entre todas as entidades e órgãos, a CBDA, com apoio da Federação Aquática Paulista, viabilizou nesta segunda-feira (1º) a realização da Seletiva Brasileira no Billings Country Club, que recebeu a última etapa do Campeonato Brasileiro e Copa Brasil de Maratonas Aquáticas em 2020. A competição não será aberta ao público, mas terá transmissão ao vivo da TV CBDA (www.tvcbda.tvnsports.com.br) e do Canal Olímpico do Brasil (www.canalolimpicodobrasil.com.br).

A Seletiva Nacional definirá os dois atletas para a prova de 10 km para ir a Fukouka, no Japão, onde será a Seletiva Mundial para Tóquio 2020. O Brasil ainda pode garantir uma vaga masculina nos Jogos Olímpicos. No feminino, Ana Marcela Cunha, quinta colocada no Mundial de Gwangju, já está confirmada na Olimpíada.

A prova de 10 km também será seletiva para o Campeonato Sul-Americano, marcado para 24 a 28 de março, na Argentina. Serão selecionados os dois melhores do masculino e do feminino. A prova de 5 km, que será no dia 7 de março, também selecionará os dois melhores do masculino e do feminino, podendo chegar até oito atletas representando o Brasil na competição sul-americana. A Seletiva Nacional também definirá os 12 atletas que representarão o Brasil no Campeonato Mundial Júnior. Serão atletas nascidos entre 2001 e 2006 divididos, de acordo com suas idades, nas provas de 5 km, 7,5 km e 10 km. Os treinadores dos atletas vencedores dos 10 km serão selecionados para a competição.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados