Este slideshow necessita de JavaScript.

A Vigilância Sanitária de Maceió apreendeu 1.400kg de alimentos perecíveis fora dos padrões autorizados para consumo. As operações ocorreram entre a última quinta-feira (26) e no fim de semana em bairros das partes alta e baixa da capital.

Durante as operações realizadas em frigoríficos e mercadinhos, foram encontradas carnes bovina, suína, salsicha, calabresa, salame, linguiça e queijo, entre outros produtos inadequados ao consumo. Os estabelecimentos flagrados com produtos inadequados ao consumo são notificados e multados, em valores que variam de R$ 180 a R$ 19 mil.

Entre os produtos estragados que foram tirados de circulação, de acordo com as equipes de fiscalização, alguns estavam vencidos desde 2019.

“Comercializar alimentos fora da validade ou em más condições de conservação expõe a saúde dos consumidores a riscos. Os responsáveis pelos estabelecimentos precisam garantir a segurança dos alimentos que vendem”, alerta o coordenador geral da Vigilância Sanitária, Airton Santos.

Disque denúncia

A Vigilância Sanitária realiza operações regulares e a população também pode contribuir com o trabalho de fiscalização dos estabelecimentos comerciais. Para isso, o órgão dispõe do Disque Denúncia, que funciona por meio do número 3312-5495. Pelo telefone, maceioenses podem solicitar a inspeção dos estabelecimentos que apresentem irregularidades sanitárias no município.