Mais de 25 mil mesários irão atuar nas eleições 2018 em Alagoas

Nesta eleição, os voluntários irão contar com o aplicativo “Mesário” para instruções e orientações

Por | Edição do dia 29 de agosto de 2018
Categoria: Notícias, Política | Tags: ,,,,,


Em Alagoas, mais de 25 mil mesários irão atuar nas eleições 2018, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), divulgadas nesta terça-feira (28). Nas eleições deste ano, os mesários dispõem de uma importante ferramenta para obter instruções e orientações sobre a importante missão de auxiliar a Justiça Eleitoral.

O aplicativo Mesários está disponível para ser baixado gratuitamente nas plataformas Google Play ou Apple Store e traz informações sobre procedimentos, dicas e soluções para situações do dia da eleição.

“A ferramenta traz informações para quem foi convocado ou se voluntariou para atuar como mesário nesta eleição e, inclusive, complementa o que é passado nos treinamentos presenciais. Além disso, há um calendário com datas importantes, um quis com três níveis de dificuldades para que os conhecimentos sejam testados e a indicação de caminhos para acessar conteúdos online, como manuais e vídeos de treinamentos”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), Henrique Méro.

Em Maceió, os treinamentos para mesários começaram no último sábado (25) e continuam durante todo o mês de setembro, variando de acordo com a programação de cada Zona Eleitoral. Esses treinamentos são específicos e objetivam solucionar dúvidas e questionamentos que venham a surgir no dia da votação, inclusive especificando acerca de deveres e atribuições dos mesários.

“O treinamento visa capacitar o mesário para atuar no dia da eleição, pois ele precisa saber de todos os atos necessários, desde o momento da recepção do eleitor, até a conferência dos documentos, o manuseio do terminal do eleitor, a coleta biométrica e a liberação da urna para o voto. Um mesário bem treinado facilita muito a vida do eleitor”, ressaltou Ivana Gameleira, chefe de cartório da 33ª Zona Eleitoral.

Calendário de treinamentos em Maceió

Embora os treinamentos dos mesários já tenham começado em Maceió, o calendário se estende até o último sábado de setembro, dia 29. “A orientação que estamos repassando é que, caso o mesário tenha dúvida das datas e locais do seu treinamento, procure diretamente o cartório eleitoral de sua respectiva Zona, através do telefone”, destacou a chefe de cartório.

Os mais de 1550 mesários da 1ª Zona Eleitoral participarão dos treinamentos a partir do dia 17 de setembro (segunda-feira), em turmas às 14h e às 16h, na FAT – Faculdade de Tecnologia de Alagoas, no Barro Duro. A capacitação continua nos dias 18, 19, 20, 21, 24 e 25 de setembro. Já os mesários da 2ª Zona, que somam cerca de 1500, participarão dos treinamentos na sede do SENAI, no bairro do Poço, começando na próxima segunda-feira, 03 de setembro, com turmas às 14h e às 17h. A capacitação prossegue dias 05, 10, 12, 14, 17, 19 e 21 de setembro.

Os responsáveis pela 3ª Zona Eleitoral agendaram os treinamentos para os mesários nos dias 01, 08, 15, 22 e 29 de setembro, aos sábados, com turmas iniciando às 8h, 11h e 14h. O local escolhido foi o auditório do Fórum Eleitoral da Gruta e a expectativa é que cerca de 1600 mesários participem dos treinamentos. A Faculdade Raimundo Marinho, no Tabuleiro, foi o local escolhido para recepcionar os mais de mil mesários que integram a 33ª Zona Eleitoral. Os treinamentos também acontecerão aos sábados, com turmas às 13h e às 15h, até o dia 29 de setembro.

E as capacitações em Maceió prosseguem na 54ª Zona Eleitoral, que recepcionará os mesários na Faculdade Pitágoras, no Shopping Pátio, dias 18, 19, 20, 25 e 26 de setembro, às 15h, na UNIT do Benedito Bentes dias 12 e 13 de setembro, às 16h e 19h, e no Fórum Eleitoral da Gruta , dia 11 de setembro (terça), às 19h.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados