Mais de 200 pessoas deram entrada no HGE com suspeita de Covid-19 nesta quinta-feira

593 pacientes foram admitidos no hospital, por motivos diversos, depois do carnaval

Mais de 200 pessoas deram entrada no HGE com suspeita de Covid-19 nesta quinta-feira

593 pacientes foram admitidos no hospital, por motivos diversos, depois do carnaval

Por Assessoria | Edição do dia 19 de fevereiro de 2021
Categoria: Alagoas, Saúde | Tags: ,,,


Após o feriado prolongado de Carnaval, o Hospital Geral do Estado (HGE) admitiu 593 novos pacientes na quinta-feira (19). A Central de Triagem para Covid-19 foi a mais procurada, já que 285 pessoas se queixaram de sintomas semelhantes aos da Covid-19. A maior unidade de urgência e emergência de Alagoas também notificou outros 217 casos clínicos, 83 acidentes, três agredidos, três feridos com queimadura e dois que tentaram suicídio.

Foto: Thallysson Alves

O médico e gerente do HGE, Paulo Teixeira, recorda que o atendimento a cidadãos com doenças menos graves, através do Sistema Único de Saúde (SUS), também pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), presentes em cada município – principalmente para o controle de doenças crônicas. Desse modo, o cidadão não precisa se expor a outros agentes contaminantes, tampouco percorrer longas distâncias.

“O objetivo dos postos de saúde [como a UBS popularmente é chamada] é atender mais da metade dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Lá, o cidadão tem acesso a vacinas, tratamento odontológico, medicações, curativos, exames laboratoriais e outros serviços; e, se o médico avaliar necessário, também pode ser encaminhado para um especialista”, informou o gerente do HGE.

Os cuidados com pessoas acidentadas são de referência do HGE. Somente na quinta, 59 casos tiveram motivação casual, 18 ocorreram no trânsito (oito motociclistas, seis colisões, dois ciclistas e dois atropelamentos) e seis nas atividades profissionais. E na Central de Triagem, dos 114 que apresentaram perfil para os testes da Covid-19, sete confirmaram o contágio.

“Por outro lado, as nossas equipes concederam 195 altas, 59 internações, 41 transferências, e levaram 23 pacientes ao Centro Cirúrgico. Contudo, continuamos exercendo o nosso papel de prestar assistência à saúde a todos os usuários do SUS, sempre compromissados com a nossa missão de salvar vidas”, acrescentou o gestor do HGE.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados