Mais de 2 milhões de alagoanos devem ir as urnas neste domingo

Mais de 2 milhões de alagoanos devem ir as urnas neste domingo

Por | Edição do dia 7 de outubro de 2018
Categoria: Sem categoria | Tags: ,,,,


urna

Agora é oficial, as eleições se iniciam e cerca 147,3 milhões de brasileiros irão até as urnas exercer seus direitos democráticos.  E em Alagoas neste domingo (7), o número de pessoas aptas para votar somam mais de 2,1 milhões.

Os alagoanos poderão votar das 8h às 17h no horário local em todas as unidades da Federação e para isso o eleitor vai precisar levar um documento oficial – sendo identidade, carteira de trabalho, CNH ou reservista –  e o título, que também pode ser utilizado através do aplicativo E-título.

Segundo dados do Regional Eleitoral (TRE-AL), o eleitorado alagoano é na sua maioria feminino contando com 1.165.998.  Por causa do número de candidatos estima-se  que o eleitor deva levar, em média, um minuto e meio para votar.

Veja algumas recomendações para a hora de votar:

 Eleitor

 Uso de bandeiras e camisetas do candidato O eleitor pode demonstrar a preferência por um candidato, desde que seja de maneira individual e silenciosa. São permitidas bandeiras sem mastro, broches ou adesivos no local de votação. Uso de camisetas foi liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O eleitor poderá usar a camiseta com nome de seu candidato preferido, sem fazer propaganda eleitoral a favor dele. A camiseta não pode ser distribuída pelo candidato.

 Cola eleitoral

O eleitor pode levar, em papel, os números dos candidatos anotados. A cola eleitoral (imprima aqui) é permitida e recomendada pela Justiça Eleitoral, pois o eleitor irá votar em cinco cargos (deputado federal, deputado estadual ou distrital, dois senadores, governador e presidente). Não é permitida a “cola” em celular na hora de votar.

 

Uso de celular e tirar selfie

Na cabine de votação, celulares, máquinas fotográficas, filmadoras ou outro dispositivo eletrônico não são permitidos. Os equipamentos podem corromper o sigilo do voto, ou seja, não pode tirar selfie na hora da votação ou tirar foto do voto. O eleitor que baixou o e-Título vai apresentá-lo ao mesário e depositará o celular em uma mesa enquanto estiver na cabine de votação. Ao final, o aparelho será devolvido pelo mesário.

 

Acompanhante

O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de pessoa de sua confiança na hora de votar, mesmo que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral.

Alto-falante e carros de som

Uso de alto-falantes, caixas de som, comícios e carreatas são proibidos.

 Uso de bandeiras e camisetas do candidato

O eleitor pode demonstrar a preferência por um candidato, desde que seja de maneira individual e silenciosa. São permitidas bandeiras sem mastro, broches ou adesivos no local de votação. Uso de camisetas foi liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O eleitor poderá usar a camiseta com nome de seu candidato preferido, sem fazer propaganda eleitoral a favor dele. A camiseta não pode ser distribuída pelo candidato.

O que abre e fecha nesse domingo

Os shoppings

O Maceió Shopping, antigo Iguatemi, localizado na Mangabeiras funciona em horário normal, das 12h às 21h. Os cidadãos que não puder realizar os votos este ano terão a oportunidade num posto de justificativa de foto localizado em frente à loja Renner, no primeiro piso, começando às 5h.

O Maceió Shopping manterá o estacionamento gratuito até as 15h, como nos domingos anteriores.

O Shopping Pátio Maceió funcionará normalmente, das 12h às 21h. Quem estiver fora do seu local de votação, poderá justificar o voto no Posto de Justificativa do TRE-AL, que estará disponível próximo à Casa Vieira, das 7h às 17h.

O Parque Shopping, no bairro da Cruz das Almas não informou se haverá mudança no horário de funcionamento.

Em Arapiraca, o Garden Shopping abre apenas em horários específicos. A praça de alimentação, áreas de lazer e as lojas âncora funcionarão da 12h às 21h. Já as lojas satélites abrem às 15h e fecham às 21h.

Supermercados

Os Supermercados abrirão normalmente, de acordo com a Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA).

Trânsito

Serão cerca de 30 agentes de trânsito e 12 viaturas mobilizadas durante todo o dia em quatro pontos da cidade, com destaque para as grandes sedes eleitorais como o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no Farol, e o Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas. As equipes também prestarão apoio no Fórum Eleitoral e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ambos no bairro do Farol.

“O fluxo intenso de veículos pode ocasionar transtornos tanto no tráfego, como na hora de estacionar. Por isso, caso a sessão eleitoral seja no mesmo bairro ou em locais muito movimentados, a exemplo do Cepa, nós recomendamos não usar os veículos próprios e optar pelo transporte coletivo, que será reforçado”, pontua o assessor técnico de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro.

A SMTT recomenda também que os eleitores se desloquem por meio do transporte público e, caso seja da mesma família, que utilizem o mesmo veículo. “O melhor horário para evitar o trânsito é durante a tarde, em razão da a grande maioria ir pela manhã para aproveitar o final de semana”, destaca Celheiros.

O órgão reforça ainda que os agentes de trânsito irão manter a fiscalização por toda capital, em especial nos polos com o maior eleitorado, no intuito de diminuir os eventuais congestionamentos nos principais corredores de transporte da cidade.

Reforço na frota de ônibus

Para as Eleições 2018, a frota de coletivos de Maceió também será reforçada pela Superintendência das 7h às 17h. Ao todo, 286 veículos vão transportar os eleitores até os locais da votação.

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados