Maceió sedia exercício militar para prevenção de desastres

Operação Alagoas é promovida pelo Exército Brasileiro, visando capacitar e manter efetivos militares em permanente estado de prontidão

Por Assessoria | Edição do dia 11 de agosto de 2020
Categoria: Maceió, Notícias


Começou nesta terça-feira (11) e vai até a próxima quinta (13), a Operação Alagoas, promovida pelo Exército Brasileiro e sediada em Maceió. O evento é um exercício de adestramento da Força de Apoio à Defesa Civil do Comando Militar do Nordeste.

A Prefeitura de Maceió é uma das apoiadoras da ação, que visa capacitar e manter efetivos militares em permanente estado de prontidão.

De acordo com o general de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, esse exercício tem como principal finalidade que todos os envolvidos na atividade, em primeiro lugar, conheçam uns aos outros e as capacidades que cada um possui. “Que possam, num momento de um desastre, onde há necessidade de uma pronta resposta, que já exista essa cooperação, essa integração prévia, cada um conheça as suas capacidades e os meios que serão utilizados”, explicou.

Este tipo de exercício já foi realizado em vários estados brasileiros como forma de treinar o trabalho do Exército em apoio aos órgãos de Defesa Civil, tendo em vista um contexto de cooperação e coordenação com as agências estaduais e municipais.

Nesta terça(11), um Simpósio de Ajuda Humanitária, que contou com representantes do Exército Brasileiro, da Defesa Civil Nacional e Municipal, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), foi realizado.

A Defesa Civil de Maceió participou do Seminário com uma palestra ministrada pelo geógrafo do Centro Integrado de Monitoramento Ação de Defesa Civil de Maceió (Cimadec), Walber Gama, que falou sobre os cenários de risco em Maceió.

Nos dias 12 e 13, uma força-tarefa formada por tropas do Exército Brasileiro, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Cruz Vermelha e outras agências realizarão treinamentos simulados, utilizando como cenário o bairro Pinheiro e a Avenida Pierre Chalita, a fim de estabelecer uma pronta resposta às situações de calamidade pública.

Em apoio a ação do Exército Brasileiro, a Prefeitura de Maceió, através da Defesa Civil Municipal e SMTT, estará dando suporte nos simulados, disponibilizando profissionais para auxiliar no exercício de treinamento, que terá cenários de deslizamento de terra e desabamento parcial de edificação.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados