Maceió Rosa: Semas promove ações de conscientização e saúde

Por Vanessa Napoleão/Ascom Semas | Edição do dia 5 de outubro de 2020
Categoria: Maceió, Notícias | Tags: ,


Foto: Divulgação

Neste mês de combate e prevenção ao câncer de mama, a Coordenação de Defesa da Mulher da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promove ações de conscientização e saúde para as mulheres maceioenses. As atividades fazem parte da programação da campanha Maceió Rosa, da Prefeitura de Maceió, que esse ano tem o tema “O cuidado é transformador”.

Acontecerão palestras sobre prevenção ao câncer de mama e outros tipos de câncer,  orientações sobre autoexame e sobre a importância da nutrição no combate ao câncer, testes de glicemia e aferição de pressão, testes rápidos de HIV sífilis, hepatite B e C,  encaminhamentos e orientações sobre a Covid -19.

Segundo a coordenadora de Defesa da Mulher, Daniela Lamenha, com a pandemia, muitas pessoas deixaram de fazer acompanhamento médico, inclusive mulheres com câncer de mama, além de exames preventivos por conta do medo de contrair a Covid-19.

“De acordo com dados dos da Secretaria Municipal de Saúde(SMS), nesse período só foram feitos menos de 3 mil exames, quando já era para ter sido realizados cerca de 50 mil mamografias. Com essas ações, queremos mostrar para as mulheres que uma doença não exclui a outra. Há a necessidade de continuar fazendo os exames preventivos e acompanhamento médico. Também daremos orientações sobre a Covid-19 porque existem muitas fake news  e as pessoas precisam estar bem informadas. Para o atendimento, respeitaremos todas as medidas de segurança e prevenção ao novo coronavírus”, explicou a coordenadora.

A primeira ação acontecerá na próxima quinta-feira (8), na Associação de Cabos e Soldados, em Guaxuma, a partira das 14h. No dia 13, a ação será no Centro de Referência Assistência Social(Cras) Selma Bandeira, no Benedito Bentes, e, no dia 15, no Instituto Junte- se a Nós, no bairro da Levada. Já no dia 27,  a ação acontecerá no Cras Pitanguinha,  encerrando no dia 29, no Terminal Rodoviário do Benedito Bentes.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados