Maceió promove melhorias no transporte público

Por | Edição do dia 25 de dezembro de 2015
Categoria: Maceió, Notícias


Uma das frentes de trabalho da Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), é a execução de ações voltadas ao aprimoramento do sistema de transporte público da cidade. A licitação do transporte público coletivo por ônibus ganha destaque especial, não somente pelo ineditismo, mas principalmente pelos benefícios oferecidos à população no que diz respeito à qualidade do transporte.

Reinauguração do Terminal de Ônibus de Rio Novo. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Na primeira fase de implantação, conforme previsto no edital de licitação, até março do próximo ano, Maceió terá 150 ônibus zero quilômetro em circulação. Todos estarão padronizados na mesma cor, com a logomarca da Prefeitura de Maceió, além dos nomes das empresas operadoras.

O edital prevê redução da taxa de retorno para as empresas, que vai passar de 12% para 10% e a passagem do controle integral da bilhetagem eletrônica da Transpal para a SMTT. Além disso, os novos ônibus devem contemplar  acessibilidade, com espaço para cadeirantes e elevador. As empresas serão responsáveis pela manutenção e recuperação dos terminais e o prazo máximo da concessão é de até 15 anos, com idade média da frota de até 5 anos.

Outras mudanças

“Antes da conclusão da licitação, por meio das audiências públicas realizadas em 2014 e 2015, Maceió recebeu intervenções que deram mais condições aos usuários do transporte público. A implantação da faixa exclusiva para ônibus em vias da cidade que possuem grande fluxo de veículos foi uma delas, destaca o superintendente da SMTT, Tácio Melo.

Prefeito assinou contrato com as empresas de ônibus. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Além da inserção de novos ônibus no sistema, houve também melhorias, com mudança no itinerário de linhas, em atendimento a comunidades antes não assistidas pelo transporte público, sincronização de semáforos e colocação de novos abrigos.

Dos 27 terminais existentes em Maceió, 14 já foram totalmente reformados e mais sete serão entregues até o final deste ano. Estão em fase de conclusão os terminais do Conjunto Cidade Sorriso II e Mocambo, no Benedito Bentes; Rotary; Conjunto Paraíso do Horto, na Chã da Jaqueira; Trapiche da Barra e Conjunto Osman Loureiro. Os terminais do Village Campestre e Rio Novo já foram entregues.

As novas estruturas de terminais têm acessibilidade para portadores de necessidades especiais e espaços próximos aos terminais ganharam áreas de convivência com assentos para pessoas e jardins.

Ascom SMTT

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados