Maceió promove Dia D de vacinação contra Influenza e Sarampo neste sábado (30)

Ação acontece das 8h às 16h30 em 15 unidades de saúde, mas terá pontos fixos também nos shoppings

Maceió promove Dia D de vacinação contra Influenza e Sarampo neste sábado (30)

Ação acontece das 8h às 16h30 em 15 unidades de saúde, mas terá pontos fixos também nos shoppings

Por Redação* | Edição do dia 29 de abril de 2022
Categoria: Maceió, Saúde, Ultimas Notícias | Tags: ,,,,


Os moradores de Maceió que fazem parte dos públicos-alvo da vacinação contra a Influenza e o Sarampo podem se vacinar das 8h às 16h30 neste sábado (30). É que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai mobilizar as equipes das Gerências de Imunizações para fazer o Dia D de Vacinação.

Para esta ação, a aplicação de doses das vacinas será disponibilizada em 15 unidades de saúde e em outros cinco pontos fixos de vacinação: Shopping Maceió (9h às 21h), Shopping Pátio (15h às 21h), Loja Carajás (9h às 16h), Praça do Osman Loureiro (9h às 16h) e CAT Praia (10h às 21h). Com exceção do CAT Praia, em todos os pontos será antecipada a imunização de crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, tanto para a campanha de seguimento para o Sarampo quanto da Influenza.

“A partir de segunda-feira [02/05], estamos ampliando as duas campanhas para os demais públicos-alvo, mas o Dia D é um momento de intensificar a vacinação, proporcionando um acesso mais facilitado à população. É importante que todos respondam a esse chamamento, para garantir a proteção adequada contra as complicações decorrentes das duas doenças”, ressalta a enfermeira da Gerência de Imunização de Maceió, Camila Peixoto.

Enfermeira da Gerência de Imunização de Maceió, Camila Peixoto. Foto: Gabriel Moreira
Enfermeira da Gerência de Imunização de Maceió, Camila Peixoto. Foto: Gabriel Moreira

As complicações citadas pela enfermeira, inclusive, já começam a aparecer nas estatísticas de acompanhamento de casos no Estado. De acordo com o Boletim de Ocupação de Área dos Leitos Exclusivos para Covid-19 e Influenza, da Secretaria de Estado da Saúde, os dez leitos de UTI pediátrica destinados a síndromes respiratórias estão ocupados por pacientes com Influenza, daí a necessidade de reforçar a vacinação das crianças na faixa etária da campanha.

Documentação

Para ser imunizada, a população deverá apresentar, além do cartão de vacinação, um documento de identificação com foto. Trabalhadores da Saúde devem apresentar, ainda, original e cópia de documentação que comprove o exercício profissional atual como, por exemplo, carteira do conselho de classe, crachá, contracheque atualizado ou declaração do estabelecimento de saúde no qual trabalha ou realiza estágio. As cópias destes comprovantes serão retidas pela equipe de vacinação.

Próxima fase da vacinação

Dando continuidade à ação de imunização, a segunda etapa da vacinação contra a Influenza terá início na próxima segunda-feira, 2 de maio, seguindo até o dia 3 de junho, ampliando o público-alvo para gestantes e puérperas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros e longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade.

A vacinação contra o Sarampo também ocorre de forma simultânea e, nesta segunda fase, vai atender crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

As únicas contraindicações são para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo ou que apresentaram uma reação severa (anafilática) a uma dose anterior da vacina.

Confira aqui os pontos de vacinação

Confira a documentação obrigatória

*Com assessoria

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados