Maceió possui apenas 14 leitos de UTI disponíveis para Covid-19

Capital está com 93% dos leitos ocupados, 10% a mais que o interior do estado

Maceió possui apenas 14 leitos de UTI disponíveis para Covid-19

Capital está com 93% dos leitos ocupados, 10% a mais que o interior do estado

Por Thatyana Ferreira - estagiária sob supervisão | Edição do dia 18 de março de 2021
Categoria: Coronavírus | Tags: ,,


Foto: Ilustração

Maceió está com 93% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao tratamento de Covid-19, número que é 10% maior que o do interior do estado. No total, a capital possui 191 leitos exclusivos para o atendimento de pacientes com coronavírus e destes, 177 já estão ocupados, restando apenas 14 para atender todo o município.  

Apesar da ocupação de leitos no interior ser menor que a da capital, o número também é alarmante, já que dos 136 leitos apenas 23 estão vagos aptos a receber novos pacientes de todo o interior de Alagoas. Todos os dados foram divulgados em um boletim pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A maioria dos hospitais de Maceió estão sobrecarregados. Um exemplo disso é o hospital Helvio Auto que se encontra com 150% dos leitos de UTI ocupados. A situação em outras unidades de saúde é similar. O Hospital da Mulher está com 100% da UTI pediátrica ocupada e 99% da UTI destinada a adultos. Já o Hospital Metropolitano possui 80% dos leitos clínicos lotados e 94% dos leitos de UTI adulto.

Se tratando dos leitos com respiradores, o interior atingiu 72% de lotação e Maceió chegou aos 88%. A área com situação mais amena é a das unidades intermediárias, pois apenas 54% dos leitos foram preenchidos na capital e 9% no interior.

No Agreste, o aumento desenfreado no número de casos também congestionou as unidades de saúde. A prova disso é que três hospitais estão com 100% de ocupação, sendo o Hospital Clodolfo Rodrigues, A Santa Casa de São Miguel, ambos em Santana do Ipanema e o Hospital Santa Rita em Palmeira dos Índios. No geral, a ocupação de leitos no Agreste é de 90% para os leitos clínicos e 94% para UTI.

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados