Maceió lidera ranking das capitais com maior eficiência vacinal contra a Covid-19

Estrutura montada garante celeridade na aplicação das vacinas, além de outras estratégias que dinamizam fluxo de atendimento

Maceió lidera ranking das capitais com maior eficiência vacinal contra a Covid-19

Estrutura montada garante celeridade na aplicação das vacinas, além de outras estratégias que dinamizam fluxo de atendimento

Por Assessoria | Edição do dia 15 de setembro de 2021
Categoria: Maceió | Tags: ,,,


Maceió é líder entre as capitais brasileiras com maior eficiência na vacinação, conforme ranking do portal LocalizaSUS. Com 96,9% de aplicação das doses recebidas, a capital alagoana assume o topo do marcador, com folga de quase três pontos sobre Manaus-AM (93,8%), segundo colocado; e 3,3 pontos acima de São Paulo-SP (93,3%), em terceiro lugar.

O levantamento mostra a eficácia da logística montada pela Prefeitura de Maceió desde o início da campanha de vacinação. O destaque vai para a estrutura dos oito pontos fixos instalados em locais com capacidade para a circulação diária de grande quantidade de pessoas, além de estratégias como o Corujão da Vacina, que estende o horário em quatro pontos de atendimento até as 21h, garantindo maior acesso da vacina à população trabalhadora.

“Desde o início da vacinação, Maceió pontua entre as capitais com melhor desempenho em vacinação contra a Covid-19. O modelo de excelência que a Prefeitura desenvolveu é destaque nacional porque Maceió não guarda vacina. Temos o Corujão, com plantão de vacinação das 9h às 21h de terça a sábado em quatro pontos, e quando chegam novas doses, adiantamos o calendário e convocamos novos públicos. Dessa forma, seguimos avançando com a segurança sanitária da população”, explica o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura.

Uma das iniciativas para melhorar o fluxo de atendimento nos pontos de vacinação é o filômetro, ferramenta que permite à população identificar os locais com o melhor fluxo antes mesmo de sair de casa, podendo optar por aquele ponto com as menores filas.

“A ferramenta foi mais uma iniciativa da Prefeitura para reduzir as filas e otimizar o fluxo de atendimento nos pontos de vacinação, melhorando a administração do tempo das pessoas que vão se vacinar. Ao acessar, as pessoas recebem a informação direto dos pontos de vacinação e podem se dirigir àquele onde as filas estão menores”, informa o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura.

Vacinação itinerante

Além da estrutura própria montada para acelerar o fluxo da vacinação, Maceió também se antecipou à estratégia da vacinação itinerante, tendo sido a primeira cidade da América Latina a receber o Ônibus da Vacina, parceria firmada pela Prefeitura com a Cruz Vermelha e apoio financeiro da Mercedes-Benz e do Governo da Alemanha. Em sua passagem pela cidade, a unidade itinerante esteve em mais de 30 localidades, entre 9 de junho e e 22 de julho, resultando na vacinação de 12.317 pessoas de diferentes regiões da cidade.

No encerramento das atividades da unidade em Maceió, a secretária Municipal de Saúde, Célia Fernandes, ressaltou a relevância da parceria. “Atingimos nosso objetivo, que é acelerar a vacinação da população. Os heróis da saúde merecem os nossos agradecimentos, pois se dedicam à tarefa de imunizar a população de forma célere e competente”, afirma.

Com a logística desenvolvida, Maceió atingiu o percentual de 43,5% de pessoas imunizadas com as duas doses ou com a vacina de dose única e 84,2% de pessoas com pelo menos uma dose da vacina. Com isso, o total é de 1.003.972 de doses aplicadas, sendo 673.804 de primeira dose, 314.252 de segunda dose e 15.916 de dose única.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados