Maceió lança Painel de Indicadores Educacionais

Maceió lança Painel de Indicadores Educacionais

Por Secom Maceió | Edição do dia 2 de julho de 2021
Categoria: Educação, Notícias | Tags: ,,


Foto: Secom Maceió

Considerado o maior diagnóstico já realizado sobre a educação municipal em todo o país, o prefeito de Maceió, JHC, lançou hoje (02), na Escola Nosso Lar, no bairro do Vergel do Lago, o primeiro Painel de Indicadores Educacionais do Município. A apresentação do documento foi feita secretário municipal de Educação, Elder Maia.

“Além de definir estratégias para desenvolver o ensino, esse documento histórico vai servir também para Maceió conseguir parcerias políticas Institucionais, acordo de cooperação, com instituições que vão nos ajudar a montar o melhor planejamento para vencer índices negativos, bem como a evasão escolar”, reconhece o o prefeito de Maceió, JHC.

O prefeito destaca ainda que a atual gestão não vai permitir alunos fora da sala de aula em Maceió, dobrando o número de crianças dentro da rede municipal de ensino. “Nossa intenção é a universalização do ensino na capital, construindo mais escolas para absorver mais alunos”, ressalta JHC.

Como explica o secretário de Educação, todos os indicadores, dados, métricas e resultados foram extraídos do Censo Escolar de 2020, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), vinculado ao Ministério da Educação.

“A partir de agora, cada tomada de decisão no âmbito da gestão educacional terá como norte o painel dos indicadores, que será utilizado como um acervo vivo de consulta com base na inteligência de dados”, ressalta Elder Maia.

A pesquisa é fruto da parceria com a professora da Ufal, Anabelle Lages, com o apoio dos pesquisadores do Observatório Educacional do Município de Maceió (OBEM), criado pela gestão do prefeito JHC.

O evento contou duas palestras: “Educação e os desafios nos tempos de pandemia”, por Lucas Sachsida, do MPE/AL, e “Gestão da Educação Básica no Brasil: avanços e desafios na garantia do direito à educação”, ministrada pela professora Priscila Cruz.

O evento teve a participação de representantes do Poder Juiciario, do executivo, legislativo e ainda das instituições de ensino e das entidades de dirigentes da educação.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados