, Terça-Feira - 10 de Dezembro de 2019

 

Maceió e a magia do Natal dos Folguedos!

João Lemos / 6:44 - 21/11/2019

Prefeitura inaugura neste Domingo a decoração natalina com o cortejo cultural na orla marítima, cerca de 5.000 brincantes devem participar da celebração.


Imagem: Pei Fon

Imagem: Pei Fon

A festa que chega à sua 3ª edição deve reunir na tarde deste Domingo (24) cerca de 5.000 brincantes que desfilarão em alas subdivididas por carros alegóricos temáticos. Gastronomia, apresentações musicais e toda a decoração natalina encantarão quem estiver na orla da capital. Essas folias sob a batuta dos mestres e mestras em parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural também abre oficialmente a temporada de verão, a iluminação natalina e as comemorações de final de ano da Prefeitura de Maceió.

Além de grupos da capital a festa receberá folguedos da região metropolitana e do interior, de acordo com Vinicius Palmeira o momento é de integração, “Para a abertura das nossas festividades de fim de ano, convidamos grupos que são da região metropolitana de Maceió, a exemplo de Marechal Deodoro e Coqueiro Seco. Queremos integrá-los a esse momento tão importante e emblemático para a nossa Cultura Popular e para a nossa cidade”, destacou.

Jair Galvão, gestor da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SEMTEL), destaca que o momento é especial para a vida na cidade, como para quem visita Maceió durante este final de semana, “O Natal dos Folguedos é um momento que pode ser aproveitado tanto pelos turistas que visitam a capital alagoana, como pela população maceioense. É um momento especial, que celebra a cultura nordestina e festeja a abertura do Verão na capital. O acendimento das luzes da cidade, e a decoração natalina, instalada pela Prefeitura de Maceió – momento também bastante esperado – promete surpreender. Estamos ansiosos e na certeza que será uma temporada histórica”, ressaltou o secretário.

Imagem: Luiz Rios.

Imagem: Luiz Rios.

O desfile

O Cortejo dos Folguedos iniciará na Praça Gogó da Ema (em frente ao antigo alagoinhas) com horário previsto para as 16h e sairá em direção da Praça Multieventos, no término haverá uma grande homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade e da Arquidiocese de Maceió que no próximo ano comemora o seu 1º centenário.

Serão 101 grupos divididos em cinco alas, são elas: das Quadrilhas, dos Bois, dos Folguedos, Cultura Afro e dos Cocos. Abrindo o desfile desfrutaremos da Cavalhada Centenária de Chã Preta, separando as alas haverá cinco carros alegóricos temáticos, a saber: Mestres do Patrimônio Vivo, Nau catarineta, Pastoril, Guerreiros e o carro que trará Nossa Senhora dos Prazeres. O desfile ainda contará com a presença de duas filarmônicas, uma banda de pífano e uma banda fanfarra. No palco na Praça Multieventos Irina, Mácleim e Coretfal farão um show memorável a partir das 19h.

Durante a festa serão apresentadas projeções mapeadas que contam várias histórias, inclusive uma do “Papai Noel nordestino que está de férias em Maceió” que já ganhou as redes sociais e viralizou.  A programação do Natal dos Folguedos se transcorrerá sempre aos sábados até o próximo dia 23 de Dezembro, quando ocorre mais um desfile com a participação dos 5.000 mil brincantes.

Foto: Luiz Rios

Foto: Luiz Rios

A iluminação

A iluminação natalina esse ano ganhou um reforço todo exclusivo. Segundo a Superintendência Municipal de Iluminação Pública (SIMA), a cidade vai contar com 7.300 metros de pisca – pisca 2.000 metros de mangueiras decorativas, 950 projetores de led, uma árvore de 20 metros, duas árvores de 10 metros, dois grandes portais, 258 ornamentos para postes e demais ornamentos de chão como árvores, renas, trenós, velas e anjos. A rua Dr. Lessa de Azevedo e o Corredor Vera Arruda ganharão iluminação própria.

O Natal dos Folguedos é uma realização da Prefeitura Municipal de Maceió, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB) e Sebrae/AL.

O Natal na Avenida da Paz

Já que estamos em clima natalino não poderíamos deixar de falar sobre o maravilhoso projeto liderado pela querida Mirna Porto Maia que levará a Avenida da Paz, 10 árvores de 20 Metros cada uma, produzida exclusivamente por 10 artistas visuais de reconhecido nome na cidade, O Natal na Avenida da Paz como está sendo chamado será inaugurado no próximo dia 06 de Dezembro e tem o apoio do Magazine Luiza e do Ministério da Cidadania.


Comentar usando