Longe do mundo da bola, mas perto da magia da literatura

Jovem até jogou futebol profissional, mas dificuldades lhe “empurraram” para entendimento do jogo fora das quatro linhas

Longe do mundo da bola, mas perto da magia da literatura

Jovem até jogou futebol profissional, mas dificuldades lhe “empurraram” para entendimento do jogo fora das quatro linhas

Por Thiago Luiz - Estagiário | Edição do dia 6 de julho de 2020
Categoria: Esportes


“A carreira no futebol é curta”, disse Léo Lyra

Estudos e carreira profissional são fatores que dificilmente andam juntos na vida de um atleta de futebol ou de qualquer outra modalidade. Por estarem focados no sonho de chegar ao topo da profissão de jogador, os adolescentes e jovens são, quase sempre, “forçados” a escolherem um caminho para percorrer. Ou os estudos, ou o esporte.

Mas, tão importante quanto correr atrás do sonho, é zelar pela intelectualidade. Seguindo, ou não, a carreira de jogador, o conhecimento é um aliado que não se importa com classe, profissão, cor ou gênero. E foi, justamente, com essa ideologia que nasceu o maior projeto que aborda resenhas e trabalha com venda de livros nas redes sociais, o Literatura & Futebol.

Encabeçada pelo “faz tudo” [fundador, vendedor, blogueiro] Léo Lyra, a página nasceu em 2017. Mas, para entender o começo dessa história, é preciso voltar alguns anos da vida do estudante de biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Até os 18 anos, o baiano tentou e até conseguiu se profissionalizar como atleta de futebol. No entanto, a precariedade, as dificuldades do mundo da bola longe da fama e graças à insistência de sua mãe, o jovem despertou o interesse pela leitura quando ainda estava “dentro de campo”.

“Eu percebi que não sabia me comunicar com as pessoas. Se o assunto não fosse futebol, parecia que eu não entendia nada. Minha mãe sempre pegou muito no meu pé pra que eu estudasse, lesse e tivesse contato com outras línguas, porque eu passava muito tempo viajando, ou na concentração”, afirmou Léo.

A pressão da mãe e a curiosidade fizeram o então jogador de categorias de base procurar livros que despertassem o seu interesse. Logo de início, o foco eram livros de comediantes brasileiros, já que ele tem afinidade com o humor nacional. Mas, diante do cenário que ele encontrava, não teve saída. A busca por obras que falassem do e sobre futebol começou.

Pequena parte do acervo montado pelo estudante. Foto: arquivo pessoal

Criar o hábito de leitura, segundo ele, não foi difícil por estar lidando com um assunto que ele gostava. Ao terminar de ler os livros, Léo postava no Snapchat [app em alta à época]. Ao ver a interação das pessoas, ele foi tomando gosto e pensou em criar um perfil de trabalho nessa linha. Só um ano depois a ideia saiu do papel e foi para a prática. Em 2016, quando se profissionalizou, o atleta preferia ler a sair para beber e se divertir com os demais companheiros. Por esse costume, ficou conhecido como “doutor” no time em que jogava.

Em 2017 nasceu o Literatura & Futebol, que só tinha uma foto do acervo pessoal de livros de seu fundador. Léo não entrou no perfil do Instagram por alguns meses e, quando voltou, se surpreendeu com o número de comentários e seguidores, que hoje passam de 10 mil. Um dos seguidores era o zagueiro Wallace Reis, que à época jogava pelo Vitória, time do coração de Léo, que inclusive é torcedor do Leão. Da interação, foi marcada uma entrevista, que resultou num texto e no início de fato das atividades do projeto. As vendas de livros geram uma renda, mesmo que não muito grande, para justificar o tempo investido no trabalho.

E como conselho de quem já passou pelo mundo da bola e conheceu a importância dos estudos, Léo finaliza deixando um recado: “Quem não consegue se profissionalizar tem uma vida pela frente. E mesmo quem conquista esse sonho, tem uma carreira muito curta. Os livros podem te dar um entendimento muito maior que serão relevantes para todas as áreas da sua vida, inclusive no entendimento de jogo e tomada de decisões dentro das quatros linhas”

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados