Lenilda Luna firma compromisso com propostas de apoio à agricultura familiar e à agroecologia
Lenilda Luna firma compromisso com propostas de apoio à agricultura familiar e à agroecologia
Por Assessoria | Edição do dia 3 de novembro de 2020
Categoria: Maceió, Notícias
| Tags: Alagoas,eleições,Maceió,política

Foto: Divulgação
A candidata à Prefeitura de Maceió, pela Unidade Popular (UP), Lenilda Luna, assinou neste domingo, 1º, uma carta de compromisso que reúne propostas de apoio à agricultura familiar e à agroecologia como forma de promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional em Maceió. O documento foi elaborado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e a Rede Mutum.
Trata-se de uma iniciativa de organizações, coletivos e movimentos sociais, que pede a adesão dos candidatos de todo o país a uma agenda propositiva, baseada em tópicos como a efetivação da compra direta da agricultura familiar do município e sua adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); a criação de restaurantes populares para atendimento preferencial da população de baixa renda e o estabelecimento de uma política de vale-feira para servidores públicos municipais.
“Estou aqui me comprometendo com a agroecologia e não é de hoje, eu já a conheço há muitos anos e a gente já militava por ela na década de 80, quando estávamos na universidade, porque a agroecologia não estava na pauta da sociedade ainda. Mas a gente batalhou muito para que ela se tornasse uma política pública. Há anos, quando a gente falava de cura medicinal a partir das plantas, era logo considerada bruxaria, mas hoje, ela faz parte das práticas integrativas do SUS e isso foi mediante muita luta de mulheres, principalmente”.
Lenilda reafirmou que a adesão à carta é um ato pessoal. “Eu firmo esse compromisso, não como candidata, mas com o meu coração de ver essa feira grande e com produtos saudáveis e sem agrotóxicos para a mesa dos maceioenses e dos alagoanos”, completou.