Junho Verde: projeto apoiado pela Equatorial incentiva plantio de árvores em Alagoas

Ação é uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e contribui com a preservação da natureza em diversos municípios do Estado

Junho Verde: projeto apoiado pela Equatorial incentiva plantio de árvores em Alagoas

Ação é uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e contribui com a preservação da natureza em diversos municípios do Estado

Por Redação com Assessoria | Edição do dia 21 de junho de 2021
Categoria: Meio Ambiente | Tags: ,


Junho é o mês dedicado à preservação do meio ambiente: um ato importante não apenas para a natureza, mas para todos os seres que habitam a terra. Nesse sentido, o projeto de arborização chamado ‘Alagoas Mais Verde’, chama a atenção. Capitaneado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) realiza ações de plantio que contam também com apoio de empresas com sede no Estado, como a Equatorial Alagoas.

O plantio tem como objetivo a recuperação de áreas verdes, áreas urbanas, matas ciliares e nascentes, e atua diretamente na preservação dos habitats e recursos naturais em diversos municípios alagoanos. Só em janeiro de 2021, 6 mil mudas foram plantadas nas cidades de Murici, Maragogi e União dos Palmares.

Mais de 15 espécies nativas já foram inseridas na natureza, como o mangue-vermelho, também conhecido como sapateiro, típico do manguezal; e a aroeira, árvore encontrada em abundância na região da foz do Rio São Francisco. Ela possui um fruto perfumado e saboroso, e a especiaria é utilizada como tempero na alta gastronomia.

“É importante destacar que projetos como esse plantam não apenas árvores, mas condições melhores para próximas gerações. Nesse sentido, todo apoio que tenha como objetivo fortalecer a ação é importante”, destaca Gustavo Lopes, diretor-presidente do Instituto.

A Equatorial tem a satisfação de participar de determinadas ações do projeto e acredita que esse tipo de iniciativa colabora com o desenvolvimento do Estado.

Educação ambiental

Durante o mês de junho a Equatorial, com a participação da equipe do IMA, disponibiliza em suas plataformas virtuais três oficinas: fabricação de sabão artesanal, reciclagem e jardim vertical.

As iniciativas fazem parte das ações organizadas pela equipe de educação ambiental, como a coleta seletiva e a sensibilização da população dentro das intervenções do projeto Nossa Praia na região costeira.

O calendário de atividades conta com mutirões de limpeza para sensibilizar banhistas, jangadeiros e comerciantes sobre as consequências do descarte incorreto de lixo no meio ambiente, distribuição de materiais educativos e entrega de sacolas biodegradáveis.

As ações são executadas com a participação de equipes multidisciplinares em parceria com municípios e voluntários. Em 2021, além de Maceió, o coletivo já visitou praias do litoral sul e litoral norte de Alagoas, como Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Marechal Deodoro, Penedo, Piaçabuçu, Coruripe, Roteiro, Paripueira, Japaratinga e Maragogi.

Bitucas de cigarro, materiais de plástico, garrafas PET, sacolas plásticas, isopor e descartáveis são alguns dos resíduos mais comuns que são encontrados e recolhidos nas praias alagoanas.

“As ações de hoje são a garantia do nosso amanhã. Apoiar projetos em prol do meio ambiente reflete o compromisso da Equatorial Alagoas com uma sociedade mais ética e sustentável. Cuidar da natureza é cuidar da vida”, conclui Amaro Saldanha, engenheiro ambiental da distribuidora.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados