Jornada de Mercado Audiovisual inicia atividades com produtores alagoanos

Realizadores de 15 projetos passarão por mentorias, palestras e capacitações para a apresentação de pitches e rodada de negócios

Jornada de Mercado Audiovisual inicia atividades com produtores alagoanos

Realizadores de 15 projetos passarão por mentorias, palestras e capacitações para a apresentação de pitches e rodada de negócios

Por Assessoria | Edição do dia 25 de agosto de 2021
Categoria: Cinema, Cultura | Tags: ,,


Dando continuidade às ações de apoio aos segmentos da Economia Criativa, como o audiovisual, o Sebrae Alagoas iniciou na manhã desta terça-feira (24) a Jornada de Mercado Audiovisual, em um encontro on-line. A iniciativa busca preparar o mercado audiovisual no estado, qualificando produtores já inseridos no mercado, que iniciaram produções ou tenham obras já finalizadas e, assim, desenvolver o potencial para a distribuição nacional e internacional.

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O primeiro encontro foi marcado pelas boas-vindas aos representantes dos projetos, bem como o compartilhamento de informações sobre a dinâmica do projeto e o cronograma de ações de toda a jornada, que seguirá até o mês de dezembro.

Ao todo, foram contemplados 15 projetos que irão participar de uma mentoria individual e participação em palestras e capacitações para a apresentação de pitches. No final da Jornada, esse processo irá culminar com uma rodada de negócios com a participação de representantes de plataformas de streaming e canais de televisão que possam ter interesse em adquirir produções alagoanas.

Os projetos selecionados foram: curtas – ‘A Ópera dos Sapos’, ‘Maninho’, ‘Ana Parideira de Flores (curta animação)’, ‘Noite (curta stopmotion)’ e ‘Diafragma (curta animação)’; longas – ‘Movimento Perpétuo’, ‘Percussando’, ‘Dança Anfíbia’, ‘Histórias do Subsolo’, ‘Miami’, ‘O Homem Suave’, ‘Olhe pra mim’, ‘Utopia’, ‘Palestina’; além da série documental ‘Das Antigas’.

Dando as boas-vindas aos participantes, Renata Fonseca, gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, ressalta que a Economia Criativa tem sido a grande tônica do Sebrae, que trabalha o tema junto às gestões públicas.

“Apostamos na capacidade de multiplicação do setor, não somente pela competência criativa de vocês, mas também como empreendedores para que possam ganhar dinheiro e mostrar que isso pode ser um grande negócio, além do talento que vocês têm. Desejo sucesso e que, além de ganhar prêmios, todos possam ganhar muitos recursos para fazer novos produtos e, assim, possamos continuar a assistir vocês”, afirma.

A coordenadora de Projetos Especiais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Juliana Khalili, ressaltou o trabalho que a instituição faz em prol da Economia Criativa com algumas ações em parceria com o Sebrae e apresentou, em primeira mão, novidades para o setor audiovisual.

“A Fapeal percebe que o setor criativo é um dos cernes de desenvolvimento do estado e apostamos nisso. Em 2019, lançamos o edital e hoje fortalecemos a competitividade desses 15 projetos. Uma das grandes intenções da Fapeal é lançar um edital para games e audiovisual, para que esses modelos de negócio sejam cada vez mais solidificados. No dia 30 de setembro, iremos lançar, com diversos parceiros como a Finep e o Sebrae, o Programa Centelha 2 para trabalhar negócios de base tecnológica e irá incluir projetos do setor”, revela.

Uma das participantes do encontro foi Alessandra Moretti, sócia-fundadora da Céu Vermelho Fogo Filmes e produtora do curta ‘A Ópera dos Sapos’, documentário híbrido que vai mostrar a realidade e uma parte de ficção ao abordar novas maneiras de reivindicar a vida do Rio Paraíba do Meio, que corta diversas cidades do interior de Alagoas. Ela enfatizou suas expectativas ao participar da Jornada.

“Gostaríamos de aprofundar estratégias de produção e distribuição para nossa proposta de documentário pensando em como ela pode ter uma realização mais inteligente e uma difusão mais impactante. Além da Ópera dos Sapos, a nossa produtora está com outros projetos de documentário. Dialogar sobre isse nos ajudará a pensar e aprofundar ideias de realização para os outros também. Acreditamos que nossa importância na Jornada será sobretudo para atualizar e reciclar o nosso conhecimento sobre o fazer cinematográfico atualmente”, frisa.

Ações e cronograma

Representando o coletivo de produtoras executivas c/as4atro, Mylena Mandolesi, que tem expertise em direção, produção executiva de filmes, séries e publicidade irá acompanhar toda a jornada. Ela destacou que a jornada irá respeitar as diferentes fases, orçamentos e formatos de cada projeto selecionado para que possa propor palestras e soluções na mentoria.

“Olhamos para os projetos em suas diferentes fases. Alguns já estão em pós-produção, com diferentes histórias e formatos. Obviamente, diferentes orçamentos. Mas vemos que muitos estão em sinergia, filmando no mesmo local, com pessoas que trabalham em alguns deles. Aos poucos, vamos entendendo o que funciona para cada um”, pontua.

A analista da UCD do Sebrae Alagoas, Débora Lima, falou sobre suas expectativas diante das ações da jornada. “Grata pela confiança dos realizadores em nosso trabalho. Esperamos que através dessa jornada tenhamos ótimos resultados para que possamos trazer mais visibilidade para o setor e que essa parceria com o audiovisual alagoano siga por muitos e muitos anos”, concluiu.

O cronograma conta com as seguintes atividades:

04 de setembro – palestra ‘O Roteiro e a Produção’, com Carol Margoni;

05 a 15 de setembro – mentorias individuais;

22 de setembro – palestra com tema definido de acordo com as mentorias;

04 a 11 de outubro – mentorias individuais;

20 de outubro – palestra com tema definido de acordo com as mentorias;

03 de novembro – palestra ‘Fundamentos do Pitch: como apresentar seu projeto’, com Fernanda de Capua;

08 a 15 de novembro – mentorias individuais – pitch

22 de novembro – cada projeto irá apresentar seu pitch para o coletivo e Fernanda de Capua.

A Jornada de Mercado Audiovisual é uma realização do Sebrae Alagoas com o patrocínio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

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