Boa Tarde!, Quarta-Feira - 26 de Fevereiro de 2020

 

Janeiro é mês de EPOS – DAAD

Alyshia Gomes / 12:00 - 19/01/2020

Programa de bolsa de mestrado e doutorado na Alemanha recebe inscrições


Estão abertas as inscrições para o Programa EPOS de bolsa de mestrado e doutorado na Alemanha. Os interessados poderão inscrever-se em mais de 40 cursos como, por exemplo, (a) Ciências Econômicas e Política Econômica, (b) Cooperação para o Desenvolvimento, (c) Engenharia e disciplinas afins, (d) Matemática, (e) Planejamento Urbano e Regional, (f) Agronomia e Silvicultura, (g) Ciências Naturais e Ciências do Meio Ambiente, (g) Medicina e Saúde Pública, (h) Ciências Sociais, Educação e Direito e (i) Estudos de Mídia, desde que estejam interessados em trabalhar temas relacionados ao desenvolvimento sustentável.

O programa foi criado em 1987 com foco em jovens profissionais e estudantes de países em desenvolvimento que apresentem excelente rendimento acadêmico. Como estou falando sobre diferentes programas de mestrado e doutorado, é importante observar os critérios de elegibilidade de forma individualizada. No entanto, dentre os referidos critérios, a comprovação de um mínimo de dois anos de experiência profissional na área do curso pretendido após a conclusão da graduação será uma exigência em comum. É importante esclarecer que esta conclusão não pode ter ocorrido há mais de seis anos no momento de início do curso escolhido pelo candidato.

Apesar de ser um programa do DAAD, as inscrições devem ser feitas diretamente pelos sites das IES (Instituições de Educação Superior) alemãs. A orientação é, então, que os interessados visitem o link http://bit.ly/36ECsIC, observem os critérios e os prazos do curso para o qual pretendem aplicar e comecem, imediatamente o processo. Cada programa de mestrado e doutorado tem prazo próprio, mas as datas limite para envio de candidaturas ao EPOS com bolsa do DAAD variam entre 31/08/2019 e 31/03/2020. Portanto, se está interessado, não perca tempo!

Os selecionados serão beneficiados com uma bolsa mensal, seguro-saúde, ajuda de custo para passagem aérea e curso preparatório de alemão. E se você estiver lendo este texto com aquele sentimento de tristeza por não dominar o alemão, a notícia boa é que alguns programas são em inglês.  E por falar em idioma, é preciso, sim, comprovar o nível de proficiência exigido por cada instituição.

Segundo o DAAD, o programa já beneficiou mais de 7.000 estudantes e, atualmente, cerca de metade dos bolsistas é formado por mulheres. Fico na torcida para que você seja o próximo.

INFORMAÇÕES SOBRE BOLSAS INTERNACIONAIS NA COLUNA “ESTUDAR LÁ FORA” DO JORNAL “O DIA ALAGOAS” ! 

Alyshia Gomes

**Alyshia Gomes escreve sobre Educação Internacional e temas correlacionados no jornal “O DIA ALAGOAS” e no site “O Dia Mais”. Também orienta interessados em estudar fora do Brasil e atende instituições de ensino em processo de internacionalização. E-mail: ag.educacaointernacional@gmail.com.


Comentar usando