Boa Tarde!, Sexta-Feira - 20 de Setembro de 2019

 

Itaú Cultural mantém Programa Rumos e anuncia inscrições para o Edital 2019-2020

/ 12:26 - 04/09/2019

Com 22 anos de história, o programa Rumos neste ano reafirma a sua vocação em defesa da Cultura e das artes brasileiras, apoiando a difusão de pesquisas, espetáculos e demais produções artísticas


Coletiva Rumos. Créditos: Denise Andrade

Coletiva Rumos. Créditos: Denise Andrade.

Por João Lemos, Editor de Cultura.

Com a presença de 43 jornalistas vindos de todas as capitais do país o Itaú Cultural lançou na manhã na última segunda-feira (02) na sua sede em São Paulo o Programa RUMOS edital 2019-2020. O instituto reafirma o seu incentivo, mapeamento e fomento da produção artístico-cultural do país.

Com 22 anos de conquistas e uma bela história o instituto anuncia as inscrições para o próximo biênio (2019-2020) inquietando toda a nação cultural brasileira a participar escrevendo seus projetos.  O Itaú Cultural abre a 19ª edição do Rumo e inicia as caminhadas com satisfação de reafirmar a política do instituto de apoio às artes e à cultura do Brasil.” Diz Eduardo Saron, diretor do Itaú cultural. “Parte desse processo, do diálogo com o país vem pelas mãos do Jornalismo Cultural por mais complexo que sejam hoje às redações, por mais que os jornalistas culturais vivam na tensão da crise do papel com o mundo digital, por mais que essas questões todas estejam impostas, termos jornalistas culturais é fazermos parte desse mundo cultural, vocês são parte fundamental dessa mediação entre arte e o público, entre cultura e à sociedade. Portanto é preciso que se reafirme a relevância do Jornalismo cultural que fortalece diretamente nosso trabalho em prol da cultura brasileira”, afirmou na coletiva com os jornalistas.

Além de Eduardo participaram da coletiva Ana de Fátima Souza, gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento e Vânia Leal, Curadora e pesquisadora.

Ana Fátima de Souza e Eduardo Saron Coletiva Rumos. Créditos: Denise Andrade

Ana Fátima de Souza e Eduardo Saron Coletiva Rumos. Créditos: Denise Andrade.

Percorrendo as 27 capitais do país a Caminhada Rumos inicia sua grande tarefa, com a participação dos membros da comissão de seleção do Rumos os artistas, mestres e mestras da cultura popular, pesquisadores, gestores da cidade e interessados no assunto terão a oportunidade de conhecer o edital, tirarem suas dúvidas e trocarem informações sobre a atual situação da cultura do lugar. A primeira cidade a ser visitada será Cuiabá (MT), no dia 05, seguida de Porto Velho (RO) no dia seguinte, já em Maceió a caminhada chega no dia 27 de Setembro com a presença de Ana de Fátima Sousa, gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento e Edson Natale, gerente do Núcleo de Música, local e hora a ser definido.

As inscrições foram abertas na 00h00 da terça-feira dia 03 e segue até 18 de Outubro – horário de Brasília, a participação é gratuita e deve ser efetuada exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br. o resultado será divulgado até o dia 25 de Maio de 2020 e comunicado aos contemplados por telefone ou e-mail. A relação dos projetos será divulgada pela imprensa e no site www.itaucultural.org.br.

Qualquer projeto ou trabalho sobre a arte brasileira, seja qual for à linguagem, suporte ou expressão artística está apto a participar do edital. Entre as novidades desta edição os proponentes poderão se inscrever como pessoa física não podendo apenas migrar após a inscrição para pessoa jurídica.

Na última edição foram inscritos 75 projetos em Alagoas, destes, 02 foram selecionados, um em artes cênicas e o outro em áudio visual, a saber: Festival de Mulheres Engraçadas de Maceió (F.E.M.E) de Wanderlânia de Melo Barbosa e  Jofre Soares : do picadeiro ao Cinema Novo de Ailton da Costa Silva Júnior. Em outras edições foram comtemplados, a saber: (2015-2016) Furna dos Negros Wladimir Franklin lima de Almeida e Narrativas em movimento do Nucléo Zero. (2013-2014) Nelson da Rabeca e Thomas Rohrer; tradição improvisada.

O Itaú Cultural exibe de 04 de Setembro a 03 de Novembro na sua sede em São Paulo, O Tempo das Coisas – Mostra Rumos 2017-2018, reunindo um recorte da produção contemplada na última edição. A Mostra apresenta 17 trabalhos dos 109 selecionados na última edição.

Para ficar por dentro de tudo do edital, acesse: https://rumositaucultural.org.br/


Comentar usando