Instagram se transforma em ferramenta de estudo e motivação

Estudantes têm aproveitado a plataforma para seguirem focados fora dos cursinhos

Instagram se transforma em ferramenta de estudo e motivação

Estudantes têm aproveitado a plataforma para seguirem focados fora dos cursinhos

Por | Edição do dia 22 de agosto de 2016
Categoria: Notícias, Tecnologia | Tags: ,,,,,,


Você é daqueles que segue Instagram de comida e fica com água na boca só de ver as fotos? Ou fica com os olhos brilhando quando entra num perfil de viagens e se imagina dando a volta ao mundo? É pensando nesse estímulo que estudantes têm buscado cada vez mais os perfis de Instagram de estudo.

“Mesmo que seja distração, uma hora ou outra no dia acabo olhando as redes sociais. É bom ver que pessoas também estão estudando e, às vezes, serve como alerta pra mim, do tipo: saia do insta e vá estudar!”, afirma a estudante Beatriz Moura, de 19 anos.

Quando ela começou a se dedicar para o vestibular, em 2014, poucos IG tinham foco para o principal interesse dela. “Quando comecei tinham muitos para concurseiros e motivacionais. Com o tempo, encontrei um que gostei mais e comecei a seguir”, conta.

O perfil que Beatriz acompanha é o ‘Vício De Uma Estudante’, que tem mais de 58 mil seguidores e é administrado por uma estudante de Direito, de Fortaleza, no Ceará. “É um IG que me ensinou a fazer ficha, mapa de estudo e outras coisas. Apesar dela não ser estudante de Medicina, curso que eu quero, me ajudou muito”, explica.

print insta

Administradora do perfil de estudo interage e incentiva os seguidores (Foto: arquivo pessoal)

Além de ver diferentes rotinas, no Instagram de estudo é possível receber indicações de livros e materiais direcionados, e ainda um estímulo para seguir focado fora do cursinho.

“Em casa é tudo muito cômodo: dormir, ver TV, comer, etc. Sozinho você não sente tanta pressão como ver outras pessoas estudando e o Instagram de estudo serve pra isso, te motivar a seguir focado também em casa, vendo que tem pessoas passando pela mesma situação que você”, afirma Beatriz.

insta2

Aprender a organizar a mesa de estudos é parte do que Beatriz aprendeu nos IG (Foto: arquivo pessoal)

Produção do conteúdo

Estudantes de Medicina, concurseiros e profissionais da área do Direito são exemplos de pessoas que administram esses perfis, campeões quando o assunto é interação. A estudante maceioense Déborah Passos está no 3º ano do ensino médio e usou primeiro o Twitter para divulgar sua rotina de estudos.

déborah

Déborah usa o Instagram para divulgar sua rotina de estudos (Foto: arquivo pessoal)

“Sempre fiz resumos e comecei a postar lá, depois surgiu a ideia do IG. Gosto de poder ajudar as pessoas e isso também me motiva. As postagens começaram em janeiro desse ano e desde então publico minha rotina diária lá: quais apostilas uso, meus mapas mentais, resumos e itens de papelaria”, descreve Déborah.

Em apenas 8 meses, são mais de 23 mil seguindo o VestMedi no Instagram, perfil que já rendeu bons frutos à estudante de apenas 18 anos.

“Já ganhei diversos kits com produtos de papelaria e bolsas em cursinho online, como o Descomplica e Biologia Total. Também ganhei uma bolsa de estudos no cursinho Pré Contato e em uma isolada de Redação, tudo por causa do Instagram”, conta.

Engajamento natural

Segundo estudo realizado em 2014 pela consultoria Forreste Research, o Instagram é a melhor rede social para marcas atingirem o público. A empresa analisou 2.500 posts em sete redes sociais diferentes e o engajamento no Instagram chegou a ser 58 vezes maior que no Facebook. Já em relação ao Twitter, a rede social analisada recebeu 120 vezes mais interação.

A professora de Biologia Maria Nascimento vê a plataforma como mais uma ferramenta de estudo e pesquisa. “É interessante para o jovem por ser rápido e resumido, características que atraem o estudante conectado de hoje em dia”, afirma.

Por outro lado, o montante de informações contido nas redes pode fazer com que o aluno perca o foco inicial.

“O volume de informação que chega é tão grande que demanda tempo para fazer uma pesquisa e filtrar o que deseja. Se não tiver foco, o estudante pode perder muito tempo e acabar se distraindo com outras coisas, então é importante ser objetivo”, alerta a professora.

One thought on “Instagram se transforma em ferramenta de estudo e motivação”

  1. Flávia disse:

    A melhor página do insta ???????? Sucessos

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados