InsSciDE EU: Sorbonne Université declara interesse em se tornar centro de referência para Diplomacia Científica

InsSciDE EU: Sorbonne Université declara interesse em se tornar centro de referência para Diplomacia Científica

Por Alyshia Gomes | Edição do dia 1 de julho de 2022
Categoria: Opiniões


A Conferência de Conclusão do projeto InsSciDE EU (Inventing a shared Science Diplomacy for Europe) ocorreu nesta semana. Foram dois dias (23 e 24 de junho) de apresentações, discussões e treinamentos realizados pela equipe multidisciplinar, coordenada pelo Prof. Pascal Griset (Université Sorbonne) em parceria com a UNESCO e outras instituições.

O evento foi aberto por Nathalie Drach-Temam, presidente da Sorbonne Université, anunciando as ambições da instituição em termos de diplomacia científica. Em seu discurso, a professora a menciona como uma das prioridades da nova governança da universidade e declara que

  “A estruturação da diplomacia científica em escala europeia e internacional permitirá responder aos desafios globais que temos de enfrentar hoje […].

Nossa universidade interdisciplinar, intensiva em pesquisa e de importância mundial tem todo o direito de influenciar os debates públicos sobre as principais questões […]. 

O mundo acadêmico tem o dever de falar cientificamente com integridade, abertura e confiança. 

A Universidade Sorbonne tem muitos ativos para se tornar um centro de especialização e treinamento no campo da diplomacia científica.”

Segundo os participantes da pesquisa, InsSciDE EU “explora a história da diplomacia científica e oferece uma estrutura para entender suas diversas aplicações, conceitos relacionados e a dinâmica de poder subjacente. A pesquisa foi conduzida em trabalhos interdisciplinares focados em temas sob a égide da ‘diplomacia científica’ – Patrimônio, Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Espaço – bem como em trabalhos transversais que destacam contribuições de academias de ciências e redes de diplomatas científicos para enfrentar os desafios globais.”

Interessados no tema poderão ter acesso ao livro de Estudos de Caso de Diplomacia Científica, oficialmente disponível (open acces) em https://bit.ly/3HLfnqs.

**Alyshia Gomes escreve sobre Educação Internacional, Educação Global e temas correlacionados no jornal “O Dia Alagoas” e no site “O Dia Mais”. Dúvidas, comentários e sugestões, entre em contato através do email alyshiagomes.ri@gmail.com

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados