Inscrições para Processo Seletivo de cursos técnicos do Ifal são prorrogadas

Novo prazo encerra em 19 de fevereiro

Inscrições para Processo Seletivo de cursos técnicos do Ifal são prorrogadas

Novo prazo encerra em 19 de fevereiro

Por Assessoria | Edição do dia 16 de fevereiro de 2021
Categoria: Alagoas, Educação | Tags: ,,


O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) prorrogou, até 19 de fevereiro, as inscrições no Processo Seletivo 2021 para ingresso em cursos técnicos de 12 campi da instituição.  As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site exame.ifal.edu.br. Na mesma página, também estão disponíveis os editais com todas as regras do certame.

Foto: Divulgação

A oferta do Edital nº 21/2020 contempla 2.340 vagas em cursos técnicos na modalidade integrado, destinados a quem deseja estudar o ensino médio regular e, em paralelo, ter a formação profissional escolhida. Já o Edital nº 22/2020 abrange 487 vagas na modalidade subsequente. Nesse caso, é necessário ter o ensino médio concluído até a data da matrícula.

Método de seleção

Nesta edição do processo seletivo, além de aumentar o percentual das cotas reservadas a candidatos de escola pública para 60%, o Ifal vai adotar formas de ingresso distintas dos anos anteriores. Para garantir as medidas de segurança e prevenção à pandemia do coronavírus, não haverá aplicação de provas presenciais.

Os candidatos à modalidade integrado serão selecionados mediante análise do histórico escolar considerando as notas do 6º ao 8º ano nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Para os candidatos aos cursos subsequentes, serão consideradas as notas do 1º e do 2º ano do ensino médio nas disciplinas mencionadas.

Em razão do novo método de seleção, será necessário anexar já no momento da inscrição a cópia digitalizada do CPF e  uma cópia digitalizada (frente e verso, se for o caso) do Histórico Escolar ou Declaração Escolar, contendo o nome completo do candidato, o carimbo e a assinatura do responsável pela escola. Nos anexos dos editais, é possível encontrar o modelo da Declaração Escolar exigida pelo certame, em caso da impossibilidade de apresentar o Histórico.

Como se inscrever

A página de inscrição no processo seletivo foi reformulada. Desse modo, mesmo quem já possui cadastro no sistema antigo, terá que fazer um novo cadastro. Há um vídeo tutorial publicado no canal do Ifal no Youtube, explicando o passo a passo.

No cadastro, o candidato deverá informar obrigatoriamente seu número de CPF, não sendo aceito em hipótese alguma outro CPF que não seja o do candidato. Também são dados obrigatórios o nome completo, data de nascimento, endereço físico e e-mail. No caso de candidatos menores de idade, eles deverão fornecer, além de seus próprios dados, os dados do responsável.

Os organizadores do certame pedem atenção para o preenchimento correto do e-mail, pois as informações referentes ao processo seletivo serão fornecidas por esse meio de comunicação. A recomendação também é estar atento ao preenchimento correto da data de nascimento, já que de acordo com o edital, ela será utilizada como critério de desempate.

Cada candidato poderá ter apenas uma inscrição por seleção. Para as inscrições por cota, o candidato deve concorrer apenas por uma cota. Em caso de erro ou desistência, será possível cancelar a inscrição, mas o novo site deixará registrado todas as inscrições feitas pelo usuário, inclusive as canceladas.

Sobre o Ifal

Atualmente, o Instituto conta com 16 unidades de ensino, sendo duas na capital alagoana, nos bairros do Poço e Benedito Bentes, e as demais nos municípios de Arapiraca, Batalha, Coruripe, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa.

A oferta da instituição, que integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, contempla cursos técnicos, graduações e pós-graduações, onde são desenvolvidos projetos de ensino, pesquisa e extensão. Em relação aos cursos técnicos integrados ao ensino médio, para os ingressantes em 2021, eles passam a ter duração de três anos.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados