Inscrições para Olimpíada Brasileira de Física terminam hoje (27)

Registro deve ser feito no site www.sbfisica.org.br; provas acontecem em 24 de agosto

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Física terminam hoje (27)

Registro deve ser feito no site www.sbfisica.org.br; provas acontecem em 24 de agosto

Por | Edição do dia 26 de maio de 2016
Categoria: Alagoas, Blog, Notícias | Tags: ,,


Foto: assessoria

Foto: assessoria

Unidades de ensino de todo o Brasil têm até o próximo dia 27 para efetuar sua inscrição na edição 2016 da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Podem participar da competição de estudantes de escolas públicas nas esferas municipais, estaduais e federais e as inscrições podem ser feitas no endereço www.sbfisica.org.br/~obfep/

Uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Sociedade Brasileira de Física (SBF), a OBFEP visa estimular o interesse pela ciência entre estudantes do 9º ano dos ensinos fundamental e médio. As provas da primeira fase acontecem no dia 24 de agosto, enquanto as da segunda serão realizadas em outubro.

De acordo com Kleber Serra, professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e um dos responsáveis pela organização da OBFEP em Alagoas, a competição tem duas fases: uma teórica e uma experimental. “A OBFEP visa despertar interesse do estudante pela ciência em geral, em especial pela física, desmistificando a ideia de que a disciplina é de difícil entendimento”, declara.

Expansão – Ronaldo Moura, do Centro de Ciência e Tecnologia da Educação (Cecite) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) diz que, até esta quarta-feira (25), 80 escolas da rede pública estadual haviam efetuado sua inscrição no ano passado. O número supera a participação em edições passadas.

“Nos anos anteriores, não ultrapassávamos a quantidade de 40 unidades inscritas. E, mesmo já tendo o dobro de participantes em relação ao ano passado, acreditamos que esse número possa aumentar ainda mais, contabilizando mais de 100 instituições da rede estadual”, estima.

Wagner da Costa, que leciona física na Escola Estadual Moreira e Silva, no Cepa, é um que terá alunos participando da Olimpíada. “Acho a OBFEP uma experiência muita enriquecedora para o aluno e, nas próximas semanas, nossa equipe de professores já começa a trabalhar atividades especiais com os estudantes que farão a prova”, conta o professor.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados