Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática serão dia 5

Em 2018, redes públicas e privadas de Alagoas conquistaram 90 medalhas; expectativa é de aumentar esse número este ano

Por | Edição do dia 31 de janeiro de 2019
Categoria: Educação, Notícias | Tags: ,,,,


Provas OBMEP são aplicadas nas redes pública e privada

As escolas da rede pública e privada de Alagoas poderão fazer inscrições para a edição 2019 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições começam no dia 5 de fevereiro e prosseguem até 15 de março no endereço www.obmep.org.br/. Em 2018, Alagoas conquistou um total de 90 medalhas – 77 bronzes, 12 pratas e um ouro – e 447 menções honrosas nas entre as redes pública e privada.

O aumento de medalhas apresenta o avanço do ensino de matemática e dedicação por parte dos estudantes: em 2017, 87 alunos alagoanos conquistaram medalhas, três a menos que ano passado. No que concerne à rede estadual, a melhoria também é evidente. Comparando as duas últimas edições, é possível notar o avanço: em 2018, foram 29 medalhas (duas pratas e 27 de bronze), 12 a mais do que em 2017, quando 17 estudantes da rede estadual conquistaram medalhas.

O superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ricardo Lisboa, atribui o bom resultado da rede estadual aos investimentos realizados pela Seduc, tais como as formações continuadas para os professores e projetos trabalhados nas escolas da rede como preparatórios para a OBMEP.

“A Seduc vem investindo no aperfeiçoamento de seus profissionais por meio das formações e do Programa Escola 10. O professor se tornou a peça chave na melhor preparação dos alunos para a competição. É um trabalho contínuo que já deu bons frutos, como o aumento das medalhas conquistadas pelos alunos da rede”, relata.

Expectativa

O professor do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador estadual da OBMEP, Adelailson Peixoto, diz que as expectativas para este ano são ainda melhores que dos anos anteriores.

“Nos últimos anos, tivemos cerca de 750 escolas dos 102 municípios do Estado na Olimpíada. Em termos de alunos, somente no ano passado mais de 350 mil alunos participaram da primeira fase. Diversos professores do Instituto de Matemática da Ufal vêm realizando parcerias com professores em diversas cidades do interior, alguns deles firmaram parceria também com a Secretaria de Educação para impulsionar o ensino da disciplina e melhorar ainda mais os resultados”, conta Adelaison.

A OBMEP 

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é realizada Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Ministério da Educação (MEC). Em Alagoas, a Olimpíada é coordenada pela Ufal e conta com o apoio da Seduc, redes municipais e privada e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

A OBMEP visa promover o interesse pela matemática e a descoberta de talentos na área. Participam da competição alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3a série do Ensino Médio. As provas são divididas em duas fases: a primeira acontece no dia 21 de maio e a segunda, no dia 28 de setembro.

Cronograma:

Inscrições – 5 de fevereiro a 15 de março;

Provas da 1ª fase – 21 de maio;

Provas da 2ª fase – 28 de setembro.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados