Informatização melhorou prestação de serviço na saúde nos últimos quatro anos

Informatização melhorou prestação de serviço na saúde nos últimos quatro anos

Por Assessoria | Edição do dia 21 de dezembro de 2020
Categoria: Notícias, Saúde | Tags: ,


Foto: Ascom SMS

A informatização de todas as unidades de saúde, a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e a modernização do sistema de marcação de exames e consultas estão entre os marcos alcançados nos últimos quatro anos na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“Nós trabalhamos para prestar uma assistência de qualidade e humanizada aos nossos usuários, mas para que nossos profissionais também pudessem trabalhar de forma adequada, informatizamos toda a rede da Secretaria, que agora é mais moderna”,destaca o secretário de saúde de Maceió, José Thomaz Nonô.

IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

Um sistema moderno, que permite unir as informações dos usuários sobre todos os procedimentos na área de saúde que ele já realizou ou está em andamento, foi implantado em 35 Unidades de Saúde da Família e uma Unidade Docente Assistencial (UDA).

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) permite que os profissionais, da recepção ao médico, saibam quais as consultas, exames, medicamentos e outros procedimentos realizados pelos usuários, facilitando conhecer o histórico, mesmo que ele seja atendido em outra unidade, além de economizar a quantidade de papel utilizada e diminuir o absenteísmo.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Robson Cavalcante de Melo, no Conjunto Freitas Neto, no Benedito Bentes, foi uma das que tiveram o sistema instalado recentemente. “Um dos benefícios é que todo mundo vai falar a mesma língua, da forma que, quando a recepção colocar no sistema, a pré-consulta visualiza e de imediato faz o chamado, não é preciso ter contato com a recepção e levar prontuário, porque é tudo feito pelo computador”, relata Ana Paula Mariano, gerente da unidade.

De acordo com Rômulo Ribeiro, coordenador geral de Tecnologia da Informação, o início da informatização das Unidades de Saúde se deu a partir de novembro de 2015, após o José Thomaz Nonô assumir como secretário e trabalhar junto ao prefeito Rui Palmeira para efetivar a ação.

“Naquele mês foi feita a aquisição de 376 computadores destinados a implantação do PEC nas unidades PSF, atendendo  a uma portaria, que determinou que a partir da competência de janeiro de 2016 as informações deveriam ser enviadas obrigatoriamente para a base de dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB)”.

Faltam apenas 5 unidades do PSF e 16 Unidades Básica de Saúde (UBS) para implantar o PEC.A previsão é que até junho de 2021 todas as unidades já tenham o PEC implantado.

“A informatização trouxe benefícios importantes como o acesso rápido às informações de saúde, avaliação das gerências de saúde para propor intervenções para melhorias no processo de trabalho, melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além garantir e automatizar o envio de informações da AB para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações”, destaca Rômulo.

Confira as vantagens para cada categoria

Para os profissionais de saúde

• Os dados dos cidadãos ficam todos no mesmo lugar eles podem acessar as informações.

• O PEC já tem um padrão para as informações que devem ser lançadas de acordo com condições avaliadas e ciclos de vida, facilitando o registro.

• Diminui o tempo das consultas, já que as letras são legíveis

• O PEC é uma ferramenta de organização do processo de trabalho, que, além de gerenciar filas do sistema, também fornece as informações dos cidadãos acompanhados e permite o planejamento de ações da equipe

Para a gestão

• Acesso aos dados consolidados ou individualizados produzidos pelas equipes;

• Acompanhamento dos processos de trabalho das equipes do município;

• Dados qualificados para subsidiar o planejamento das ações;

• Registro dos dados padronizados, de acordo com condição avaliada e ciclos de vida, facilitando o trabalho dos profissionais de saúde;

• Diminuição do tempo de registro dos atendimentos e melhora do fluxo de pessoas na unidade de saúde;

• Extinção da sala de arquivo;

• Registro seguro dos dados e facilidade de serem restaurados, caso se percam os originais ou ocorra algum acidente.

Para os cidadãos

• Permite um bom registro clínico e melhora o compartilhamento dos dados entre profissionais. Dessa forma, facilita a revisão e discussão de condutas clínicas pela equipe de saúde.

• Restringe o acesso aos dados clínicos do cidadão e somente os profissionais de saúde cadastrados têm acesso.

• O paciente não corre mais o risco de entender errado o que foi escrito na prescrição.

• Dá segurança por não ter risco de perder dados por degradação física, química ou biológica do papel ao longo do tempo, além de permitir que se faça o backup dos registros.

 

IMPLANTAÇÃO DA NOVA REDE DE DADOS DA SAÚDE

Foto: Ascom SMS

Outra medida na área que trouxe diversos benefícios pra Saúde de Maceió, foi a implantação da nova rede de dados da saúde. Este mecanismo permitiu que todas as unidades de saúde fossem interligados via fibra óptica, proporcionando uma maior velocidade de internet e redução de custo. “Pagávamos, por 65 locais, R$ 73.236,49 com internet de no máximo 2MB. Hoje passamos para 86 locais com um custo total de R$ 52.506,80. Ou seja, registramos um aumento de 21 locais, aumento de 10x, 20x, 30x de velocidade de internet e uma redução de R$ 20.729,69”, explica Rômulo.

O Datacenter da SMS também foi ampliado, com a aquisição de 12 novos servidores, passando assim de três para 15 servidores e aumentando os recursos computacionais em 240%, o que proporcionou a hospedagem do sistema de vários serviços diferentes.

Também houve a reestruturação da rede lógica das unidades de saúde (incluindo o PAM Salgadinho) e nova rede lógica da sede da SMS, além de instalações de circuito fechado de TV no edifício sede da SMS, no almoxarifado central, na Central de Abastecimento Farmacêutica e na Rede de Frio. A implantação e suporte do Ponto Eletrônico em toda Saúde Municipal; de internet sem fio nas unidades de saúde para a utilização dos tablets dos agentes de saúde e para a utilização da ferramenta de videoconferência; e da telefonia VOIP (Voice Over Internet Protocol) também estão entre os marcos na informatização da pasta.

Também foi realizado o desenvolvimento de sistemas e ferramentas para apoio de diversos setores da sms, como de eventos e palestras; agendamentos de APAC; controle de estoque; pedidos de cotação; sistema do setor de doenças crônicas; portal de serviços; monitoramento da Covid-19 entre outros.

Foto: Divulgação

E para facilitar o trabalho dos profissionais que atuam nas ruas e utilizam algum aplicativo disponibilizado pelo Ministério da Saúde foram entregues ainda 534 tablets, sendo 14 para os agentes sociais do consultório na rua, 65 para os profissionais do SAD e 455 aos agentes comunitários de saúde.

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