Indígenas protestam contra o PL 490 e fecham trecho da BR-101 em Joaquim Gomes

Rodovia estava bloqueada desde a manhã de hoje

Indígenas protestam contra o PL 490 e fecham trecho da BR-101 em Joaquim Gomes

Rodovia estava bloqueada desde a manhã de hoje

Por Redação | Edição do dia 30 de junho de 2021
Categoria: Alagoas, Polícia | Tags: ,,,


Foto: PRF

Em mais um protesto contra o Projeto de Lei 490, indígenas da Wassu Cocal fecharam novamente um trecho da BR-101, que cruza o município de Joaquim Gomes. De acordo com informações da PRF, a via foi duplamente interditada desde a manhã desta quarta-feira (30) e liberada no fim da tarde.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os indígenas estão bloqueando os dois sentidos da via, no KM 24, em forma de protesto contra o Projeto que tramita no Congresso.

“PL 490 mata. Pelo direito ao nosso território e a existência da nossa cultura.”, diz uma das faixas que estão expostas na via. Pneus e troncos de árvore estão espalhados para impedir que os carros ultrapassem a barreira.

Equipes da PRF e da Polícia Militar estão no local para tentar negociar a liberação das pistas.

Em atualização, a PRF informou que as vias foram liberadas por volta das 16h30.

Foto: PRF

PL 490

O motivo pelo qual os indígenas estão realizando manifestações é um Projeto de Lei, o PL 490/2007. Projeto esse que determina que as terras indígenas sejam demarcadas através de leis e se aprovado a demarcação dos territórios ficará a critério do Congresso. O projeto foi apresentado pelo deputado Homero Pereira (PR-MT).

Atualmente a demarcação das terras ocupadas por povos indígenas é feita pelo Governo Federal, por meio de ato administrativo executado pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

“O PL 490 permite que o governo tire da posse de povos indígenas áreas oficializadas há décadas, escancara as terras indígenas a empreendimentos predatórios, como o garimpo, e, na prática, vai inviabilizar as demarcações, totalmente paralisadas pelo governo Bolsonaro”, afirma Kretã Kaingang, da coordenação da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).


Matéria atualizada em: 30/06/2021 as 16h55

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados