Incidência de casos de Covid-19 começa a diminuir em Alagoas; cuidados devem ser mantidos

Reunião do Comitê de Combate à Covid-19 ocorreu na tarde desta terça-feira (26), na sede da Secretaria de Estado da Saúde

Incidência de casos de Covid-19 começa a diminuir em Alagoas; cuidados devem ser mantidos

Reunião do Comitê de Combate à Covid-19 ocorreu na tarde desta terça-feira (26), na sede da Secretaria de Estado da Saúde

Por Assessoria | Edição do dia 27 de julho de 2022
Categoria: Alagoas, Saúde | Tags: ,,,


O Grupo Técnico (GT) da sala de situação da Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), voltou a se reunir na terça-feira (26), para a análise dos dados sobre o novo coronavírus em Alagoas. São levados em consideração os números de casos, hospitalizações e óbitos no Estado. O panorama discutido semanalmente pelo GT é essencial para a tomada de decisão da gestão em saúde pública.

 

O infectologista Renee Oliveira, chefe do Gabinete de Combate à Covid-19 e demais doenças infectocontagiosas da Sesau, afirmou que o número de casos confirmados começou a apresentar queda. “Inicialmente, foi constatada uma estabilização nos índices e, agora, os casos confirmados começaram a cair em todas as regiões de saúde e em todas as faixas etárias. Também foi percebida uma pequena queda no número de óbitos”, explica Renee.

 

A queda no número de mortes por Covid-19 ainda é muito discreta e os dados sobre hospitalização sinalizam para a estabilização. “Apesar de o panorama já apresentar redução, não podemos abandonar o esquema vacinal, nem o uso de máscara em locais fechados”, alerta o infectologista.

 

Dados Covid-19 são disponibilizados diariamente

 

Como forma de garantir transparência, a Sesau disponibiliza diariamente, em seu hotsite, o boletim de leitos exclusivos, além do informe epidemiológico da Covid-19. Os dados, que são atualizados diariamente, também auxiliam a equipe técnica a realizar a análise durante as reuniões da sala de situação.

 

O Grupo Técnico mantém o monitoramento permanente para garantir número suficiente de leitos, capacitação profissional e protocolo de manejo nas unidades de saúde do Estado. Esse monitoramento da situação da Covid-19 é realizado desde o in´-icio da pandemia, em 2020, e todas as semanas do calendário epidemiológico são analisadas para fins de gestão em saúde pública.

 

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde de terça-feira (21) apresenta 144 casos de Covid-19 em Alagoas. No total, são 317.083 casos confirmados desde o início da pandemia, dos quais, 1.000 estão em isolamento domiciliar. Outros 308.614 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 3.592 casos em investigação epidemiológica e foi registrado um óbito. Com isso, Alagoas contabiliza 7.055 mortes por Covid-19.

 

Já com relação à ocupação de leitos, dos 352 criados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para atender, exclusivamente, pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus e por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 92 estão ocupados, o que corresponde a 26% do total. Atualmente, 34 pacientes estão em UTIs, nenhum paciente está ocupando os leitos Intermediários e 58 estão internados nos em enfermarias.

 

Estiveram presentes na reunião do Grupo Técnico da sala de situação da Covid-19, que foi criado em 2020 com o início da pandemia do novo coronavírus, o gerente de Análise da Situação da Saúde, Herbert Charles Barros; o chefe do gabinete de Combate à Covid-19, infectologista Renee Oliveira; a gerente de Ações Estratégicas, Sylvana Medeiros; a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Resposta em Vigilância em Saúde, Waldinéia Silva; a médica Janaína Gouveia e Kátia Betina, secretária executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados