Imprensa Oficial lança as obras completas do escritor Aloísio Costa Melo

Com apoio do Governo do Estado, publicação é alusiva ao centenário da Academia Alagoana de Letras e aos 100 anos do autor

Imprensa Oficial lança as obras completas do escritor Aloísio Costa Melo

Com apoio do Governo do Estado, publicação é alusiva ao centenário da Academia Alagoana de Letras e aos 100 anos do autor

Por | Edição do dia 18 de novembro de 2019
Categoria: Cultura | Tags: ,


854bdf24798aae281aedd876d361a8c8_L

Foto: Neno Canuto

As obras completas do escritor alagoano Aloísio Costa de Melo (1919-1998) foram lançadas na última quinta-feira (14), em solenidade no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), no Centro de Maceió. Com apoio do Governo do Estado, o lançamento é alusivo ao centenário da Academia Alagoana de Letras (AAL) e aos 100 anos do autor.

“Esse é um momento muito importante para o Governo do Estado, pois traz exatamente o compromisso para a preservação da história e a divulgação da cultura e da literatura alagoana”, declarou o Secretário de Estado de Comunicação, Ênio Lins.

Membro da Academia Alagoana de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, Aloísio Costa de Melo esteve próximo à literatura desde a juventude. Carregava consigo, para onde quer que fosse, um bloquinho de notas, no qual registrava seus pensamentos, as coisas que observava e o que sentia. Quase como uma espécie de diário, esses rascunhos se transformavam, mais tarde, em seus contos, romances e histórias de ficção. Costa Melo era também um grande memorialista que introduzia em seus livros as lembranças vividas nos contextos rural e urbano das pequenas cidades alagoanas.

“É extremamente gratificante e emocionante fazer essa homenagem ao meu pai. Uma pessoa que continua viva através das suas obras”, contou a professora da Ufal, Maria Heloísa Melo de Moraes, filha do escritor que, juntamente com a jornalista Cíntia Ribeiro, organizou os dois volumes com as obras completas de Aloísio Costa Melo.

 

O primeiro volume contém os textos relacionados a memória do escritor, enquanto o segundo traz as histórias de ficção. Ambos os livros contam com o designer gráfico de Cícero Rodrigues e os desenhos de Mário Aloisio Barreto, também filho do escritor e superintendente do Iphan em Alagoas.

 

Os livros são publicados pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos que, em conjunto com a Secretaria de Estado de Comunicação, vem ampliando e divulgando clássicos da literatura alagoana. “Aloisio Costa Melo faz parte da nossa missão de resgatar obras de escritores alagoanos que contribuíram e contribuem para o universo literário”, declarou o diretor-presidente da Imprensa Oficial.

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados